Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19259

TitleAvaliação de desempenho de um conector de cisalhamento para sistemas de piso mistos com pré-laje de concreto
Author(s)Veríssimo, G. S.
Oliveira, Alessandro F. N.
Valente, Isabel
Paes, J. L. R.
Cruz, Paulo J. S.
Fakury, R. H.
Rodrigues, F. C.
KeywordsConector de cisalhamento
Viga mista
Estrutura mista
Estrutura metálica
Shear connector
Push-out
Composite beam
Composite structure
Steel structure
Issue dateMay-2008
Abstract(s)Este trabalho apresenta os resultados de ensaios push-out com uma versão do conector CRESTBOND, própria para utilização em sistemas de piso mistos com pré-laje de concreto. O conector consiste de uma chapa de aço recortada com uma geometria especial, formando saliências e reentrâncias trapezoidais que proporcionam resistência ao cisalhamento longitudinal e à separação transversal entre o perfil metálico e a laje de concreto. A capacidade da conexão pode ser variada em função da armadura transversal que passa através do conector e da resistência do concreto. A instalação dos conectores é simples, podendo ser feita com solda comum, sem a necessidade de equipamentos especiais no canteiro de obras. O conector apresentado pode substituir grupos de studs. A influência de algumas características geométricas e mecânicas do conector sobre a capacidade última e a ductilidade da conexão, bem como os modos de colapso, são avaliados. O conector apresenta grande rigidez para cargas de serviço e grande ductilidade em estado limite último, podendo ser classificado como um conector dúctil segundo o critério do Eurocódigo 4. Apresenta-se uma equação para predição da resistência última do conector. Os resultados obtidos demonstram que o conector proposto apresenta um grande potencial para sua utilização na construção mista, como uma alternativa às conexões de cisalhamento disponíveis na atualidade.
This paper presents results of push-out tests with the CRESTBOND connector, adapted for composite floor systems with precast slab with topping. The connector consists of a cut steel plate with special shape that provides strength to longitudinal shear forces and uplift. The connection capacity can to vary with the transverse reinforcement that passes across the connector and the concrete strength. The connector installation is simple without need of special equipment. The influence of some connector characteristics over its ultimate capacity and ductility, as well as failure modes, are evaluated. The connector is very stiff for service loads, very ductile in ultimate limit state and can be classified as a ductile connector according Eurocode 4. An equation to predict the connector capacity is presented. The obtained results show that the new connector is a good alternative to the shear connections available.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19259
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ISISE - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
articulo est05_118.pdfTexto completo1,13 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID