Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19254

TítuloA mediação sócioeducativa como campo de intervenção na toxicodependência
Autor(es)Silva, Daniela Alexandra Dinis da
Orientador(es)Gomes, Maria João
Data2011
Resumo(s)O processo de reinserção social no tratamento de toxicodependentes é um processo e uma fase essencial no processo de reabilitação, onde o utente deve dar continuidade ao trabalho iniciado a partir do momento em que integrou o programa terapêutico-educativo do Projecto Homem. Ao longo da reabilitação, a motivação é um factor crucial para o utente continuar o seu percurso de luta contra a sua dependência sendo igualmente importante na vivência do seu processo de reinserção social, para que este não desvalorize a fase em que se encontra e mantenha o nível de exigência consigo próprio, face aos riscos e às situações de perigo que podem advir do contacto e da aproximação ao ambiente social e exterior ao próprio programa. Ao proceder à sua reinserção social, o utente procura a adaptação a um novo estilo de vida, baseado noutros valores e noutros hábitos devendo ter por base uma postura perante a vida e a realidade que o circunda, diferente da do passado. É nesta fase em que o individuo se adapta a uma nova vida e paralelamente se insere socialmente, que surgem diversas dificuldades devido ao afastamento social que sofreu, à perda de competências necessárias para se viver numa sociedade, dificuldades encontradas ao enfrentar novas situações, etc. Neste contexto, pentendeu-se desenvolver um programa de intervenção que fosse de encontro às dificuldades reais dos utentes da reinserção social do Projecto Homem, e no qual a mediação sócioeducativa se constituiu como um elemento de apoio ao processo de desenvolvimento de competências dos utentes do Projecto Homem, catalisador do processo de comunicação e do estabelecimento de ligação entre o utente e a sociedade, contribuindo para a reinserção social do mesmo. È todo este processo de fundamentação, concepção e implementação do projecto, numa lógica de investigaçãointervenção que se descreve e discute neste relatório.
The process of social reintegration of drug addicts in treatment is a process and an essential step in the rehabilitation process, where the user must continue the work started from the moment he joined the educational-therapeutic program Project Man. During rehabilitation, motivation is a crucial factor for the user to continue his journey to fight their addiction is also important in the experience of the process of social reintegration, so it does not devalue the stage where you are and keep the demanding with himself, the risks and dangerous situations which may arise from the contact and the approach to the social environment and outside the program itself. In making its reintegration, the user seeks to adapt to a new lifestyle, based on other values and other habits should be based on an attitude toward life and reality that surrounds, different from the past. This is the phase in which an individual adapts to a new life and falls along socially, several difficulties that arise due to social withdrawal that suffered the loss of skills required to live in a society, the difficulties facing new situations, etc.. In this context, to develop an intervention program that was against the real difficulties of the users of social rehabilitation of the Project Man, and in which socio-educational mediation provided an element of support for the development of skills of users Man Project, a catalyst for the establishment of communication and connection between the user and society, contributing to the social reintegration of the same. It is this process of reasoning, design and project implementation, logic of intervention research that describes and discusses in this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19254
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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