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TítuloO método dialógico no ensino da Filosofia: as questões em torno do saber científico e da reflexão filosófica
Autor(es)Campos, Catarina Alexandra Cardoso de
Orientador(es)Manso, Artur
Data2011
Resumo(s)Este trabalho intitulado O método dialógico no Ensino da Filosofia: as questões em torno do saber científico e da reflexão filosófica é o meu Relatório de Estágio profissional em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, realizado na Escola Secundária D. Maria II, Braga, no ano lectivo de 2010/2011. Conforme o Projecto de Intervenção Pedagógica, foram os seguintes os objectivos a desenvolver: o espírito crítico e reflexivo sobre as teorias do conhecimento em análise; a curiosidade sobre a origem do conhecimento; a partilha, dialógica, dos conhecimentos adquiridos; A resposta à questão relativa à origem do conhecimento (Conhecemos a priori ou a posteriori?); perceber como se conhece segundo as teorias de René Descartes e David Hume. Para tanto dispus a minha descrição em três capítulos. No primeiro capítulo apresento o contexto em que desenvolvi o meu Plano Geral de Intervenção e abordo, brevemente, a importância do Método Dialógico no ensino da Filosofia. No segundo capítulo faço a descrição do meu desempenho lectivo e as formas de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. No terceiro e último capítulo faço a avaliação da minha prática lectiva, bem como das restantes componentes do projecto de intervenção. O relatório tem, ainda, uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e um apartado de anexos.
Ce travail intitulé «La méthode dialogique dans l’enseignement de la Philosophie: les questions à propos du savoir scientifique et de la réflexion philosophique» est mon Rapport de Stage professionnel en Enseignement de la Philosophie au niveau du Lycée, réalisé au Escola Secundária D. Maria II, Braga, pendant l’année scolaire de 2010/2011. Selon le Plan d’Intervention Pédagogique, les objectifs suivants ont été développés: L’esprit critique et de réflexion à propos des théories de le connaissance en analyse; la curiosité en ce qui concerne l’origine de la connaissance; le partage, dialogique, des connaissances acquises; la réponse à la question concernant l’origine de la connaissance (Nous connaissons a priori ou a posteriori?); comprendre comment on connaît à partir des théories de René Descartes et David Hume. Pour cela, j’ai présenté ma description en trois chapitres. Dans le premier chapitre je présente le contexte dans lequel j’ai développé mon Plan Général d’Intervention et le Plan luimême, j’abord aussi l’importance de Le Méthode Dialogique dans l’enseignement de la Philosophie. Dans le deuxième chapitre je présente la description de mon travail en tant qu’enseignante en deux modules et les formes d’évaluation des connaissances acquises par les élèves. Dans le troisième chapitre je fais une brève réflexion d’auto-évaluation de mon travail d’enseignante, ainsi que des autres aspects du projet d’intervention. Il a aussi une introduction, une conclusion, une référence à la bibliographie et finalement les annexes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19221
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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