Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19200

Título"Pela Boca Vive o Feixe" : potenciar a oralidade no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola
Autor(es)Conceição, Bruno Miguel Ferreira da
Orientador(es)Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Data2011
Resumo(s)O presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e pretende documentar o trabalho realizado num projecto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual teve como objectivo principal o desenvolvimento da competência de oralidade de duas turmas de alunos que estudavam Inglês (9º ano) e Espanhol (11º ano). Apesar da oralidade ocupar um papel de relevo no desenvolvimento das competências de comunicação na educação em línguas, nem sempre é explorada de modo sistemático e coloca dificuldades de aprendizagem que importa ultrapassar. Os objectivos do projecto foram os seguintes: (1) Observar as competências de comunicação oral evidenciadas pelos alunos das duas turmas; (2) Aferir representações dos alunos sobre a comunicação oral, incluindo a percepção das suas próprias capacidades e dificuldades; (3) Desenvolver propostas de intervenção que promovam competências de comunicação oral em contexto de sala de aula, passíveis de serem transferidas para contextos reais; (4) Desenvolver a auto-regulação da aprendizagem, com enfoque na identificação e resolução de dificuldades ao nível da comunicação oral; (5) Avaliar o impacto das estratégias propostas no desenvolvimento de competências de comunicação oral e no desenvolvimento profissional reflexivo do professor. Após uma fase inicial de observação do contexto e avaliação das competências de oralidade evidenciadas pelos alunos, e tendo por base os documentos orientadores do processo de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, nomeadamente os programas das duas disciplinas, o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e a literatura especializada, procedeu-se à definição de um conjunto de estratégias de intervenção que foram implementadas e avaliadas. Foram elaborados instrumentos de recolha de informação relativamente à percepção dos alunos acerca das suas próprias competências e dificuldades na oralidade e, durante o processo, foram utilizados instrumentos de auto-regulação da aprendizagem no sentido de avaliar as actividades de desenvolvidas. Os resultados do projecto sugerem que quando os alunos têm a oportunidade de se prepararem para actividades comunicativas e autênticas, os seus níveis de envolvimento e desempenho são mais elevados; além disso, a comunicação em pequenos grupos parece apoiar e favorecer a interacção em língua estrangeira, e as estratégias de auto-regulação ajudam os alunos e o professor a consciencializar e melhorar a qualidade da aprendizagem e do ensino na sala de aula. Ao longo do projecto, e numa perspectiva reflexiva e apoiada na literatura, pude observar a evolução das competências evidenciadas pelos alunos e, por outro lado, avaliar a minha própria evolução como professor, através da definição e redefinição de estratégias que tiveram como objectivo principal o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
The present report is part of Estágio Profissional (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary schools. It presents a supervised pedagogical project developed in order to promote oral competences in two classes of students of English (9th grade) and Spanish (11th grade). Although oral abilities play a major role in the development of communicative competences in language education, sometimes they are not explored in a systematic way and generate learning difficulties that we need to surpass. The project objectives were: (1) To observe the students’ oral competences in both classes; (2) To identify the students’ representations about oral communication, including their perceptions of ability and difficulty; (3) To develop an intervention plan in order to promote oral communication competences in class which students may transfer to real contexts; (4) To develop self-regulation of learning with a focus on identifying and solving oral communication difficulties; (5) To evaluate the impact of the action plan upon oral communication and the teacher’s reflective professional development. After an initial stage of observation in context and evaluation of the students’ oral competences, and taking into consideration the documents that regulate foreign language education, namely the English and Spanish syllabi, the Common European Framework of Reference for Languages and the specialised literature, intervention strategies were planned, implemented and evaluated. Data collection instruments were designed with a focus on the students’ perception regarding their own oral competences and difficulties, and self-regulation instruments were used during the process in order to evaluate the activities. The project outcomes suggest that when the students are given the opportunity to prepare for the development of communicative, authentic tasks, their levels of involvement and performance increase; furthermore, communication in small groups seems to support and favour interaction in the foreign language, and self-regulation strategies help both students and teacher to be aware of and improve the quality of learning and teaching in class. Throughout the development of the project, within a reflective approach supported by the literature, I was able to observe the students’ progress and I was also able to evaluate my own progress as a teacher, which was enabled by the definition and redefinition of strategies that were aimed at promoting the students’ oral competences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19200
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruno Miguel Ferreira da Conceição.pdf2,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID