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https://hdl.handle.net/1822/19200
Título: | "Pela Boca Vive o Feixe" : potenciar a oralidade no processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola |
Autor(es): | Conceição, Bruno Miguel Ferreira da |
Orientador(es): | Vieira, Flávia Dono López, Pedro |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e
Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e pretende documentar o trabalho realizado num
projecto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual teve como objectivo principal o desenvolvimento da
competência de oralidade de duas turmas de alunos que estudavam Inglês (9º ano) e Espanhol (11º ano). Apesar
da oralidade ocupar um papel de relevo no desenvolvimento das competências de comunicação na educação em
línguas, nem sempre é explorada de modo sistemático e coloca dificuldades de aprendizagem que importa
ultrapassar.
Os objectivos do projecto foram os seguintes: (1) Observar as competências de comunicação oral evidenciadas
pelos alunos das duas turmas; (2) Aferir representações dos alunos sobre a comunicação oral, incluindo a
percepção das suas próprias capacidades e dificuldades; (3) Desenvolver propostas de intervenção que promovam
competências de comunicação oral em contexto de sala de aula, passíveis de serem transferidas para contextos
reais; (4) Desenvolver a auto-regulação da aprendizagem, com enfoque na identificação e resolução de dificuldades
ao nível da comunicação oral; (5) Avaliar o impacto das estratégias propostas no desenvolvimento de competências
de comunicação oral e no desenvolvimento profissional reflexivo do professor.
Após uma fase inicial de observação do contexto e avaliação das competências de oralidade evidenciadas pelos
alunos, e tendo por base os documentos orientadores do processo de ensino e aprendizagem das línguas
estrangeiras, nomeadamente os programas das duas disciplinas, o Quadro Europeu Comum de Referência para as
Línguas e a literatura especializada, procedeu-se à definição de um conjunto de estratégias de intervenção que
foram implementadas e avaliadas. Foram elaborados instrumentos de recolha de informação relativamente à
percepção dos alunos acerca das suas próprias competências e dificuldades na oralidade e, durante o processo,
foram utilizados instrumentos de auto-regulação da aprendizagem no sentido de avaliar as actividades de
desenvolvidas.
Os resultados do projecto sugerem que quando os alunos têm a oportunidade de se prepararem para actividades
comunicativas e autênticas, os seus níveis de envolvimento e desempenho são mais elevados; além disso, a
comunicação em pequenos grupos parece apoiar e favorecer a interacção em língua estrangeira, e as estratégias de
auto-regulação ajudam os alunos e o professor a consciencializar e melhorar a qualidade da aprendizagem e do
ensino na sala de aula.
Ao longo do projecto, e numa perspectiva reflexiva e apoiada na literatura, pude observar a evolução das
competências evidenciadas pelos alunos e, por outro lado, avaliar a minha própria evolução como professor, através
da definição e redefinição de estratégias que tiveram como objectivo principal o desenvolvimento da oralidade dos
alunos. The present report is part of Estágio Profissional (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary schools. It presents a supervised pedagogical project developed in order to promote oral competences in two classes of students of English (9th grade) and Spanish (11th grade). Although oral abilities play a major role in the development of communicative competences in language education, sometimes they are not explored in a systematic way and generate learning difficulties that we need to surpass. The project objectives were: (1) To observe the students’ oral competences in both classes; (2) To identify the students’ representations about oral communication, including their perceptions of ability and difficulty; (3) To develop an intervention plan in order to promote oral communication competences in class which students may transfer to real contexts; (4) To develop self-regulation of learning with a focus on identifying and solving oral communication difficulties; (5) To evaluate the impact of the action plan upon oral communication and the teacher’s reflective professional development. After an initial stage of observation in context and evaluation of the students’ oral competences, and taking into consideration the documents that regulate foreign language education, namely the English and Spanish syllabi, the Common European Framework of Reference for Languages and the specialised literature, intervention strategies were planned, implemented and evaluated. Data collection instruments were designed with a focus on the students’ perception regarding their own oral competences and difficulties, and self-regulation instruments were used during the process in order to evaluate the activities. The project outcomes suggest that when the students are given the opportunity to prepare for the development of communicative, authentic tasks, their levels of involvement and performance increase; furthermore, communication in small groups seems to support and favour interaction in the foreign language, and self-regulation strategies help both students and teacher to be aware of and improve the quality of learning and teaching in class. Throughout the development of the project, within a reflective approach supported by the literature, I was able to observe the students’ progress and I was also able to evaluate my own progress as a teacher, which was enabled by the definition and redefinition of strategies that were aimed at promoting the students’ oral competences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19200 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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