Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19186

TítuloAs estratégias de motivação na leccionação da disciplina de Filosofia
Autor(es)Moreira, Ana Catarina Silva Pinto Leite Lamas
Orientador(es)Manso, Artur
Data2011
Resumo(s)O presente trabalho, intitulado As estratégias de motivação na leccionação da disciplina de Filosofia, foi desenvolvido na Escola Secundária Alberto Sampaio - Braga, numa turma de 10º ano, do agrupamento de Artes Visuais e Tecnológicas, composta por 27 alunos, 16 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. A paixão e a dedicação de um professor fazem com que a motivação dos alunos seja um dos aspectos que, cada vez mais, é objecto da sua reflexão. Quem ensina luta por transmitir, por ensinar, por formar e por motivar, batalha que cada vez é mais difícil de travar. Enquanto professora em formação, achei pertinente pôr em prática diferentes estratégias que contribuíssem para o aumento da motivação dos alunos na aprendizagem da Filosofia, com vista a potenciar o seu sucesso académico. O relatório é, assim, composto por uma introdução, três capítulos, bibliografia e um apartado de anexos. A introdução tem como objectivo fundamental descrever, de forma breve, o trabalho realizado, nomeadamente a escolha do tema e o contexto em que foi aplicado. No primeiro capítulo expõe-se o contexto de intervenção. O segundo capítulo ocupa-se com o desenvolvimento do plano de intervenção e contém três secções fundamentais: a descrição das principais teorias da motivação, a leccionação das aulas com as respectivas estratégias conducentes ao incremento de motivação nos alunos, bem como a descrição detalhada da leccionação das aulas e ainda a análise dos resultados. Finalmente, na última parte, apresentamos as principais conclusões do trabalho.
This work, entitled Strategies for motivation in the teaching of the discipline of Philosophy, was developed at the School Alberto Sampaio – Braga, in a class of 10th grade, of the Visual Arts grouping, composed by twenty seven students, with sixteen female students and eleven males. This passion and dedication of a teacher make the students’ motivation an aspect that, increasingly, is the subject of their thoughts. They struggle to convey, to teach, to form and motivate, a battle that is increasingly difficult to face. As a teacher in formation, I found relevant to acknowledge and put in practice different strategies that contribute to increase students’ motivation in learning philosophy, in order to enhance their academic success. It consists of an introduction, three chapters, bibliography and a section of attachments. The fundamental objective in introducing is describing, briefly, the study that was developed, including the choice of subject and context in which it was applied. The first chapter exposes the context of intervention. The second deals with the development of intervention plan and contains three basic sections: a description of the main theories of motivation, the teaching classes with their strategies that leads to increased motivation in students, as well as a detailed description of teaching classes. Finally, in the last part, we present the main conclusions of the work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19186
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Silva Pinto Leite Lamas Moreira.pdfRelatório de Estágio732,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID