Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19058
Título: | A aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares: avaliação do impacto de uma experiência no ensino de engenharia |
Autor(es): | Fernandes, Sandra Flores, Maria Assunção Lima, Rui M. |
Palavras-chave: | Ensino superior Aprendizagem baseada em projectos Avaliação |
Data: | Nov-2010 |
Revista: | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
Resumo(s): | Neste artigo apresentamos dados de um projecto de investigação mais vasto que pretende avaliar o impacto de uma experiência de Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares no Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). Para tal, foi utilizado o Modelo de Avaliação CIPP (Context, Input, Process, Product) de Stufflebeam (2003) como quadro de referência para a avaliação do projecto nas suas várias dimensões. O design da investigação caracterizou-se por uma metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados da investigação de que damos conta neste artigo baseiam-se, sobretudo, nas percepções dos estudantes sobre o processo de implementação e avaliação desta experiência. No que diz respeito ao seu impacto nos resultados e processos de aprendizagem dos alunos, ele surge associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos e ao desenvolvimento de um conjunto de competências transversais, tais como a capacidade de comunicação, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de gestão de conflitos e, ainda, o sentido de responsabilidade. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19058 |
ISSN: | 1414-4077 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica CITEPE - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010 _jnl Avaliacao Impacto - ABP_MIEGI.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |