Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18750

TítuloJovens e Teatro do Oprimido: (re)criando a cidadania, (re)construindo o futuro
Autor(es)Barbosa, Inês Beatriz
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Palavras-chaveTeatro do oprimido
Juventude
Participação
Cidadania
Transformação social
Theater of the opressed
Youth
Participation
Citizenship
Social transformation
Data2011
Resumo(s)A presente dissertação é o resultado de uma investigação qualitativa, no formato de "estudo de caso", que acompanhou a criação e desenvolvimento de um grupo de Teatro-Fórum, com jovens de zonas desfavorecidas da cidade do Porto, no âmbito da Iniciativa Bairros Críticos. No contexto de um mundo frenético e globalizado, feito de tensões e contradições, e em que, a par de um crescimento tecnológico acentuado, se assistem a fenómenos cada vez mais graves de exclusão social, procura-se entender de que modo a metodologia de Augusto Boal pode contribuir para o incremento da participação cidadã e da consciência social dos jovens. Através de observações, grupos focais, entrevistas e uma narrativa biográfica, pretende-se dar voz aos participantes do projecto, compreendendo de que forma é vivenciada esta experiência, que significados lhes atribuem e como é sentido e pressentido este modo diferente de (re) construir, (re) viver e (re) criar a cidadania. Paralelamente, traça-se a história e génese do Teatro do Oprimido, analisandose criticamente as suas principais influências, os seus princípios e conceitos fundamentais, bem como as suas práticas e metodologias. Pelo cruzamento do estudo empírico com as contribuições teóricas de vários autores procura-se situar o teatro de Boal no quadro dos movimentos que lutam pela transformação social, o que implica, hoje, lutar contra a globalização hegemónica que tem vindo a acentuar as desigualdades e as injustiças, fruto da avidez pelo lucro dos designados "mercados financeiros", dos quais é cada vez mais difícil discernir nomes e rostos e, portanto, identificar o "opressor". Daí a importância dos movimentos sociais que procuram reinventar a democracia e a cidadania, entre os quais se insere o Teatro do Oprimido. Unindo esforços, estes movimentos lutam por um mundo melhor e mais justo, "que é possível".
This thesis is the result of a qualitative research, a Case Study, which has accompanied the creation and development of a Theatre-Forum group, with youth from underprivileged areas at Oporto city, under the Critical Residential Areas Initiative. In the context of a frenetic and globalized world, made of tensions and contradictions where, paired with a fast technological growth, it is seen an increasingly serious social exclusion phenomena, there is an attempt to understand the circumstances by which Augusto Boal’s methodology can contribute for the youth increscent participation and social conscientiousness. In parallel, it is traced the Theatre of the Opressed history and genesis, analyzing critically its main influences, its principles and fundamental concepts, as well as its practices and methodologies. By crossing the empirical study with theoretical contributions of several authors it is intended to situate Boal’s theatre in the movements frame that strive for social transformation, and fight the hegemonic globalization that has been increasing social inequality and injustice, that resulted on a greedy and profitoriented market, in which it is increasingly difficult to attribute names and faces, and thus, identify the "oppressor". Therefore, the relevance of social movements like the Oppressed Theatre, that try to reinvent democracy and citizenship. All these movements gather strength in the search of a fairer and better world, "which is possible".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18750
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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