Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18633

TítuloAs redes sociais pessoais de jovens institucionalizados: o papel das instituições
Autor(es)Parente, Cláudia Lopes
Orientador(es)Martins, Paula Cristina
Data2011
Resumo(s)O objectivo da presente dissertação consistiu no estudo das redes sociais pessoais de jovens institucionalizados em três tipos de resposta, identificando as suas características, a sua importância e as estratégias que as promovem. Nesse sentido, foram definidos os seguintes objectivos: a) Identificar e caracterizar as redes sociais pessoais dos jovens em regime de acolhimento institucional; b) Identificar qual o papel conferido pela instituição às redes sociais pessoais destes jovens; c) Identificar as estratégias desenvolvidas pelas instituições no sentido de promover estas redes sociais pessoais. O presente estudo iniciase com o enquadramento teórico da problemática em estudo: as redes sociais pessoais e o enquadramento legal do acolhimento institucional. A metodologia do estudo utilizada foi mista, isto é quantitativa e qualitativa. Na metodologia quantitativa utilizou-se os Instrumentos IARSP-R e o Mapa de Rede Social, tendo como fonte os jovens em acolhimento institucional. Na metodologia qualitativa a técnica utilizada foi a entrevista áudio-gravada aos técnicos das instituições de acolhimento procedendo, posteriormente, à sua transcrição e análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados de acordo com os objectivos previamente definidos e sugerem que: a) as características estruturais das redes sociais pessoais dos jovens estão de acordo com os estudos exploratórios realizados em Portugal, nas características funcionais e especificas dos vínculos os jovens recebem e proporcionam o apoio suficiente aos membros das suas redes sociais pessoais e mantêm um contacto próximo com eles; b) as quatro dimensões das redes sociais pessoais são relevante mas o jovem dá principal importância aos amigos e à família; c) as estratégias desenvolvidas pelas instituições para a promoção das redes sociais pessoais dos jovens não são iguais para todas as dimensões, a articulação e envolvimento com a comunidade e ausência de estratégias com os pares é transversal às três instituições, quanto às dimensões família e instituição, não se reúne consenso.
The aim of this paper consisted in the study of young institutionalized personal social networks in three types of response, identifying their characteristics, their importance and the strategies that promote it. In this sense, we defined the following objectives: a) identify and characterize the personal social networks of young people in residential care regime; b) Identify the role assigned by the institution to personal social networks of these young people; c) Identify the strategies developed by the institutions to promote these personal social networks. This study begins with the theoretical framework of the problem under study: personal social networks and legal framework of the residential care. The methodology used was mixed, both quantitative and qualitative methodology. In quantitative methodology we used the IARSP-R and the Social Network Map, having, as a source, the young people in institutional care. In qualitative methodology, the technique used was audio-taped interview to the technicians of the host institutions and, thereafter, its transcription and analysis of content. The results was presented according to predefined objectives and suggest that: a) the structural characteristics of personal social networks of young people are in agreement with exploratory studies performed in Portugal, in the functional and specific bonds characteristics, the young people receive and provide enough support from the members of their personal social networks and maintain a close contact with them; b) the four dimensions of the personal social networks are important but the young gives greater importance to his friends and family; c) the strategies developed by institutions for the promotion of personal social networks of young people are not equal for all dimensions, articulation and community involvement and lack of strategies with peers is transversal to the three institutions, the family and the dimensions institution does not meet consensus.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18633
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Lopes Parente.pdf
Acesso restrito!
1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.zip
Acesso restrito!
711,73 kBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID