Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18613

TítuloO crescimento físico e o desenvolvimento mental de crianças institucionalizadas : o impacto do temperamento e da qualidade dos cuidados numa perspectiva longitudinal
Autor(es)Pinheiro, Ana Manuela Fonseca Pires
Orientador(es)Soares, Isabel
Data2011
Resumo(s)A presente investigação longitudinal tem por objetivo principal verificar o impacto da perceção do temperamento dos cuidadores e da qualidade da interação ao nível do crescimento físico e do desenvolvimento mental da criança institucionalizada. Participaram neste estudo 47 crianças com idades entre os 0 e os 30 meses acolhidas em Centros de Acolhimento Temporário (CAT). Houve quatro momentos de avaliação, o primeiro na idade de admissão da criança no CAT e os restantes momentos em intervalos de tempo sucessivos de 3 meses cada. Em todos os momentos procedeu-se à avaliação do crescimento físico (Direção Geral de Saúde, 2002) e do desenvolvimento mental (Bayley, 2006) da criança. Para além disso, realizaram-se filmagens de uma tarefa de interação estruturada (Baptista, Marques, Silva, Soares & Lyons-Ruth, 2008) na instituição para posterior cotação da sensibilidade do cuidador (Ainsworth, Bell & Stayton, 1974). Utilizou-se o Infant Characteristics Questionnarie (ICQ; Pires, 1994, 1997; Martins, 2007; Carneiro et al., 2010) para avaliar a perceção do temperamento das crianças pelos respetivos cuidadores. A qualidade do contexto institucional foi, igualmente, avaliada ao longo de todos os momentos de avaliação (Silva et al., 2010). Os resultados evidenciaram que, em geral o nível do crescimento físico e do desenvolvimento mental eram inferiores aos valores normativos, esperados tendo em conta a idade. Porém, as crianças ao longo dos 9 meses apresentaram ganhos significativos ao nível do peso e do perímetro cefálico, o que não se verificou em relação ao comprimento. Em relação ao desenvolvimento mental das crianças não se constatou ganhos significativos ao longo do tempo. As crianças percecionadas com um temperamento menos difícil apresentavam um desenvolvimento mental significativamente superior às crianças percecionadas com temperamento mais difícil no Momento 3 (M3) de avaliação. Ao longo dos vários momentos de avaliação, verificou-se que o nível de sensibilidade do cuidador, em geral, não estava relacionado com o nível do crescimento físico e do desenvolvimento mental das crianças. No que diz respeito, à qualidade do contexto institucional, as dimensões avaliadas apareceram associadas ao desempenho cognitivo, linguístico e motor das crianças. Estes resultados são discutidos com base no impacto da privação dos cuidados em meio institucional para o desenvolvimento da criança.
The present study holds as major purpose to assess the impact of caregivers‟ child temperament perception and of child-caregiver interaction quality on institutionalized children‟s physical growth and mental development. The sample was composed by forty-seven children taken in Temporary Care Centers, ages ranging from 0 to 30 months old. Four assessment moments took place: the first moment coincided with the children‟s age of admission into the institution and the next moments occurred every three months. Children‟s physical growth (Direção Geral de Saúde, 2002) and mental development (Bayley, 2006) were evaluated on every moment and video recordings of a structured interaction task (Baptista, Marques, Silva, Soares & Lyons-Ruth, 2008) were obtained on the institution for later assessment of caregivers´ sensibility (Ainsworth, Bell & Stayton, 1974). Infant Characteristics Questionnarie (ICQ; Pires, 1994, 1997; Martins, 2007; Carneiro et al., 2010) was used in order to assess caregivers´ child temperament perception and institutional context quality was also evaluated on all assessment moments (Silva et al., 2010). Results indicated that physical growth and mental development levels were generally below expected for children‟s age. However, throughout the 9 month period, children presented significant increases on weight and head circumference, yet not on height or mental development measures. On the third assessment moment, children perceived as holding a less difficult temperament presented a significantly higher mental development when compared to children perceived has holding a more difficult temperament. No relationship was found, on every assessment moment, between caregivers´ sensibility and children´s physical growth and mental development. In what concerns institutional context quality, evaluated dimensions were associated with children´s cognitive, linguistic and motor performance. Results are discussed on the basis of the impact of care depriving institutional contexts on child´s development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18613
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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