Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18382
Título: | Educação e cidadania em Rousseau |
Autor(es): | Martins, Custódia |
Data: | 2009 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança |
Resumo(s): | Em Rousseau a problemática referente à educação é determinada no momento em
que o autor afirma ser preciso optar entre fazer um homem ou um cidadão, não podendo
fazer os dois simultaneamente. Rousseau constata a existência de duas realidades: a esfera
do privado e a esfera do público. O Emílio seria o protótipo do homem que viveria, de
forma harmoniosa, na sociedade do Contrato Social. Estes textos tentam conciliar as duas
esferas, ou seja o Homem e o Cidadão. Porém, o cidadão torna-se uma ilusão, pois, não fazendo a síntese das duas esferas relega a esfera do privado para um estado de
aprisionamento. In Rousseau, the problem regarding education becomes determined the moment the author claims as necessary to choose between making a man or a citizen, the making both being an impossibility. Rousseau acknowledges two sorts of reality: the private sphere and the public sphere. Émile is an attempt to sketch the prototype of a man who would be able to live harmoniously in the world present to us in The Social Contract. These are essays which attempt to reconcile the private with the public sphere. But Rather than producing a synthetic conciliation between the private and the public sphere, the position occupied by the citizen achieves only the imprisonment of the private within the public. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18382 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação e Cidadania em Rousseau.pdf Acesso restrito! | 78,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |