Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/18331

TitleA formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa : cidadania e o analfabetismo digital
Author(s)Carrão, Eduardo Vitor Miranda
Silva, Bento Duarte da
Pereira, Rosilene
Issue date2005
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Abstract(s)Pretende-se analisar a problemática da informática educativa na sua inserção cotidiana na sala de aula, onde o planejamento e disseminação de projetos de aulas usando softwares educativos e informática em geral com “exemplos” possam ser refeitos e adaptados as mais diversas condições pelos próprios professores. Num primeiro momento, relatamos os resultados do levantamento da formação e conhecimentos prévios sobre a informática em geral dos alunos do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Em seguida, abordamos aspectos relevantes e possíveis que podem contribuir para a formação dos alunos de um curso de pedagogia e reciclagem de professores atuantes. Seguindo nesta linha, ressaltamos que no ambiente escolar público são adquiridos laboratórios e montadas salas de informática, mas que há pouca preocupação com a opinião do professor, sua preparação e do uso diário que este faz da informática. Também, o reduzido enfoque que os cursos de pedagogia, voltados para a formação do professor de ensino fundamental, dedicam a informática em geral e educativa, suas carências acadêmicas e de formação, e propomos, preliminarmente, alguns aspectos a serem considerados e explorações que deveriam nortear a formação do professor e do pedagogo no que tange a informática em geral e a informática educativa.
TypeConference paper
DescriptionCitação bibliográfica: Carrão, Eduardo, SILVA, Bento & Pereira, Rosilene (2005). A formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa: cidadania e o analfabetismo digital. In Paulo Dias & Varela de Freitas (cords.), Actas do IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2005. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 551-559. (ISBN: 972-8746-13-05)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/18331
ISBN972-8746-13-05
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID