Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18321
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Romero, Zita | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-03T08:32:17Z | - |
dc.date.available | 2012-04-03T08:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18321 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: Gonçalves, Zita & SILVA, Bento (2003). TICE – factor de mudança na organização educativa?: Um estudo de caso sobre a integração das TICE numa Escola Nónio. In Paulo Dias & Varela de Freitas (orgs.), Actas do III Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2003. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 427-434. (ISBN: 972-8746-13-X) | por |
dc.description.abstract | Respondendo à necessidade de renovação e adaptação das escolas Portuguesas aos desafios da Sociedade de Informação e Conheciment o, tem-se vindo a assistir à constante e progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE) e na Escola através da execução de diversos programas e projectos. Um deles, o "Programa Nónio – Século XXI", emanado do ME, foi responsável pelos projectos criados em inúmeras escolas abrangendo desde o pré-escolar até ao nível secundário. Esta comunicação aborda os principais factores impulsionadores e os condicionantes da desejada integração das TICE, quer os adiantados pela literatura neste domínio, quer os encontrados numa investigação levada a cabo recentemente. A investigação efectuada teve como objectivo avaliar que mudanças educativas se tinham operado pela integração das TICE numa "escola Nónio" abrangida pelo Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho. Recorrendo à metodologia de estudo de caso, acompanhámos e monitorámos o desenvolvimento do projecto em TICE, desta escola, durante os seus três anos de vida. Para tal utilizámos, sobretudo, uma diversidade de métod os e técnicas de investigação de natureza qualitativa (observação, diários, registos, entrevistas, consulta de relatórios escolares). A terminar, chamamos a atenção para o riquíssimo papel das TICE não só na aprendizagem como no processo a autonomização do aluno pelo facto de promover a formação de "comunidades colaborativas de aprendizagem". | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | TICE: factor de mudança na organização educativa? Um estudo de caso sobre a integração das TICE numa escola Nónio | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 427 | por |
oaire.citationEndPage | 434 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | III Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2003 | por |
sdum.conferencePublication | III Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2003 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TICE – factor de mudança na organização educativa.pdf | 210,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |