Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18163

TítuloUma abordagem multicriério para a priorização de vias pavimentadas
Autor(es)Lima, Josiane Palma
Ramos, Rui A. R.
Fernandes Junior, José Leomar
Palavras-chaveAnálise multicritério
Priorização
Vias pavimentadas
DataJun-2009
EditoraAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)
RevistaTransportes
Resumo(s)Este trabalho apresenta um modelo de priorização de vias que integra métodos de avaliação multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Critérios objetivos e subjetivos são utilizados como base no apoio à tomada de decisão. O estudo de caso desenvolvido para a cidade de São Carlos – SP possibilitou a exploração do modelo com o desenvolvimento de cenários de avaliação, gerados através da combinação de critérios pelos métodos de WLC (Weighted Linear Combination ) e OWA (Ordered Weighted Average), com intuito de integrar os riscos na análise. Os diversos cenários foram gerados com o objetivo de priorizar as vias pavimentadas com relação à sua localização, condição do pavimento, hierarquia viária e custos das estratégias previstas. O modelo mostrou-se eficiente em várias etapas do processo, destacando-se o fato de considerar de forma simples os conceitos de priorização de vias e integrá-los numa ferramenta poderosa de análise espacial.
This work presents urban roadways prioritization model that integrates Multicriteria Decision Analysis and Geographical Information System (GIS). Objective and subjective criteria are used as base in the support decision. The case study performed at the city of Sao Carlos, State of Sao Paulo, Brazil, made possible the exploration of the model with the development of evaluation scener- ies, through the methods of Weighted Linear Combination (WLC) and Ordered Weighted Average (OWA), integrating the risks analy- sis. The various sceneries were development based on pavement condition, roads hierarchy, costs of strategies and location. The model was shown efficient in various stages of the process, because it considers the concepts of roads prioritization and it integrates them in a powerful tool of space analysis.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18163
ISSN1415-7713
Versão da editorahttp://www.revistatransportes.org.br/index.php/anpet
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RevistaTransportes-2009-65.pdf
Acesso restrito!
Artigo completo2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID