Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18162
Título: | Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação |
Autor(es): | Sousa, Ana Judite Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Blogues educativos Blogues e currículo |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) |
Resumo(s): | A escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior. Através de uma revisão da literatura, constatámos que o uso de blogues, como interface cognitiva, integra-se numa perspectiva construtivista da aprendizagem, apresenta vastas potencialidades no processo de ensino/aprendizagem contribuindo para uma aprendizagem significativa. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, bem como nas percepções dos professores na relação entre blogues e o ensino, o currículo e a avaliação. Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, adequada para identificarmos e compreendermos as percepções dos principais componentes descritivos do assunto e sujeitos em investigação sobre a temática em estudo. A amostra comportou 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola E.B. 2/3, tendo sido utilizados dois questionários: um para recolher as percepções dos alunos e outro para as dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos professores e dos alunos concordam com o facto de os blogues serem uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares. Mostram ainda concordância no facto de considerarem os blogues motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal. Relativamente às percepções dos docentes, estes consideram não possuir conhecimentos adequados sobre o uso de blogues que lhe permita desenvolver progressivamente as capacidades dos alunos. Referem não saber tirar partido das potencialidades dos blogues na sala de aula de forma a incutir nos alunos o gosto pela aprendizagem e assim manter o seu interesse. Verificamos ainda que discordam que o currículo esteja planeado para possibilitar o desenvolvimento dos alunos na área das TIC e dos blogues, e que estes não incentivam os alunos à própria avaliação ou se apercebem do seu desempenho intelectual, bem como não facilitam o envolvimento destes na sua própria avaliação e tomada de consciência dos seus progressos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Citação bibliográfica: Sousa, Ana & SILVA, Bento (2010). Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 4345 – 4358 (ISBN: 978-972-8746-90-2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18162 |
ISBN: | 978-972-8746-90-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação.pdf | 577,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |