Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/18150

TitleEspaços rurais e turismo, que relação? o caso de Almeida
Author(s)Fonseca, Fernando Pereira da
Ramos, Rui A. R.
KeywordsTurismo
Espaços rurais
Planeamento estratégico
Marketing territorial
Almeida
Tourism
Rural areas
Strategic planning
Territorial marketing
Almeida
Issue date2008
PublisherSantiago de Compostela: Instituto de Estúdios de Desarrollo de Galicia.
JournalTurismo e Territorio
Abstract(s)Os espaços rurais deparam-se hoje em dia com os desafios resultantes da reestruturação das actividades económicas tradicionais e das imposições ditadas por mercados mais amplos. Estes desafios têm promovido localmente novas políticas de desenvolvimento que valorizam os recursos locais e a diversificação das actividades rurais. Neste contexto, o turismo é considerado, em muitos casos, um sector-chave, contribuindo para a diversificação económica e para desenvolver novas funcionalidades nestes espaços. Através de um estudo de caso realizado em Almeida, espaço rural periférico de Portugal, concluiu-se que existem recursos turísticos com elevado potencial e que os actores locais classificam o turismo como a actividade mais promissora para corrigir as trajectórias regressivas em curso naquele território. Sustentado num processo de planeamento estratégico de marketing foi possível explorar um conjunto de objectivos e de acções com vista à rentabilização dos recursos locais e à potenciação da actividade turística em Almeida.
Nowadays the rural regions are fighting against the challenges resulting from the reform of traditional economic activities and new markets characteristics. These challenges promote new local development politics that results in mobilize the local resources and in expand the rural activities. In this context, the tourism is considered, in many cases, a key sector for the economic growth of these territories. The municipality of Almeida, a rural and peripheral Portuguese territory, is the case study presented to validate that touristic resources can emerge as a local potentiality to the territorial development. This is the opinion of local entities, which classify tourism as the more capable activity to revert the current regressive trend. Based in a strategic marketing plan different objectives and actions were explored in order to promote touristic activity in Almeida.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/18150
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais

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