Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18092
Título: | Vídeo na formação: uma experiência de videoscopia com professores estagiários |
Autor(es): | Fernandes, Susana Daniela da Silva Silva, Bento Duarte |
Data: | 2004 |
Editora: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
Resumo(s): | Esta comunicação aborda o papel do registo vídeo na auto-observação e hetero-observação na formação de professores estagiários tendo em vista melhorar o seu desenvolvimento. Pretende-se averiguar de que forma o processo de videoscopia ajuda os professores a tomarem consciência dos processos cognitivos, competências pedagógicas e atitudes que utilizam quando ensinam. Num primeiro momento da comunicação, os autores reflectem sobre a temática da Formação e Supervisão, focam diversas estratégias de formação e modelos de formação de professores e valorizam as estratégias e modelos reflexivos. Num segundo momento, apresentam a metodologia de investigação, um estudo de carácter exploratório assente nas metodologias de desenvolvimento, dando relevo aos objectivos, instrumentos e implementação da investigação, finalizando com a apresentação de alguns dos resultados e principais conclusões. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18092 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vídeo na Formação Uma experiência de videoscopia com professores estagiários.pdf | 537,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |