Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17990

TitleAvaliação de desempenho e a gestão da qualidade : continuidades e rupturas
Author(s)Silva, André Daniel Cerejo da
Advisor(s)Domingues, Ivo
KeywordsAvaliação
Desempenho
Qualidade
Sustentabilidade
Poder
Autoridade
Legitimidade
Assessment
Performance
Quality
Sustainability
Power
Authority
Legitimacy
Issue date2011
Abstract(s)A avaliação de desempenho corresponde a um processo com grande impacto na melhoria do desempenho do capital humano organizacional, o que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. A qualidade organizacional pode melhorar, caso a performance dos colaboradores melhore, fazendo com que avaliação de desempenho assuma contributo importante para a sustentabilidade das organizações. A presente Dissertação de Mestrado visa determinar o contributo da avaliação de desempenho para a gestão da qualidade das organizações. A avaliação de desempenho é um processo organizacional, que se devidamente implementado, contribui para a melhoria do desempenho dos colaboradores. Esta melhoria é obtida quando há continuidade entre avaliação de desempenho e gestão da qualidade, a qual se traduz na melhoria da qualidade geral da organização que é sobretudo visível ao nível dos serviços prestados. Foram, de igual modo, abordadas as relações de poder e autoridade que avaliadores e avaliados têm no processo de avaliação e que são legitimamente estabelecidas. A estratégia de pesquisa assentou em estudo de caso numa PME Industrial do Norte do país, sendo igualmente implementada uma metodologia qualitativa. Nesta perspectiva, a realização de entrevistas a colaboradores dos vários sectores da organização estava prevista, mas tal não foi possível e, em alternativa, recorreu-se a pesquisa documental, observação directa conversas oficiais (reuniões) e conversas oficiosas (em encontros ocasionais) como forma de recolha de dados. Ficou patente que na PME Industrial a avaliação de desempenho ainda não é um processo com grande importância, não sendo visto como processo promotor da gestão da qualidade e da sustentabilidade organizacional. Esta pesquisa revela essa desvalorização da gestão de recursos humanos numa organização dotada de sistema de gestão da qualidade certificado por Norma da Série ISO 9000.
Performance evaluation is a process with great impact on the improvement of the performance of organizational human capital which contributes for an improvement of the quality of services provided. The quality in the organization can improve if the employee performance improves equally, which means that performance evaluation assumes also an important contribution to the sustainability of organizations. This Master Thesis aims to determine the contribution of performance evaluation for quality management in organizations. Performance evaluation is an organizational process that if properly implemented contributes to improving the performance of employees. This improvement is obtained when there is continuity between performance evaluation and quality management, which translates the increasing of the overall quality of the organization, which is especially visible at the level of services. Also discussed were the relations of power and authority that have evaluators and evaluated in performance evaluation process that are legitimately established. The search strategy was based on a case study of an Industrial SME in the north of the country, and also implemented a qualitative methodology. In this perspective, conducting interviews with employees of various sectors of the organization was provided, but this was not possible and instead, turned to documentary research, direct observation of official talks (meetings) and unofficial conversations (in occasional meetings) as form of data collection. It became obvious that Industrial SMEs performance evaluation is not a process of great importance, not being seen as a process developer of quality management and organizational sustainability. This study reveals that the devaluation of human resource management in an organization endowed with the quality management system certified by ISO 9000 Standard Series.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17990
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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