Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17951
Título: | O choque tecnológico e os professores à beira de um ataque de nervos! |
Autor(es): | Silva, Álvaro Silva, Bento Duarte |
Data: | 2005 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A presente comunicação faz parte de um estudo que tem como propósito fazer um ponto de situação sobre a aplicação de programas de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas (TICE), tomando como referência as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Concelho de Cabeceiras de Basto, situado no Norte do país, na denominada “zona cinzenta” entre o litoral e o interior. Através da utilização de uma metodologia de tipo survey, dirigimos um questionário a todos os Coordenadores das 39 escolas que compõem a rede 1º CEB do Concelho, obtendo informação variada sobre a integração das TIC e condições de funcionamento. Também através de um questionário dirigido a todos os professores que leccionam nestas escolas obtivemos informação sobre a utilização das TIC. Da análise dos resultados apercebermo-nos da existência de um choque tecnológico proporcionado por programas que permitiram o apetrechamento das escolas com computadores, periféricos e Internet, mas também percebemos que a entrada das TIC na escola não significa, necessariamente, que sejam utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Nesta comunicação daremos conta da extensão deste choque tecnológico, debatendo o que falta fazer para que os professores não tenham um ataque de nervos! |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17951 |
ISBN: | 972-8746-36-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Choque tecnológico e os professores à beira de um ataque de nervos!.pdf | 361,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |