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https://hdl.handle.net/1822/17921
Título: | Percepções acerca da iniciativa novas oportunidades : estudo exploratório |
Autor(es): | Marques, Carina Liliana Ferreira |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Palavras-chave: | INO (Iniciativa Novas Oportunidades) Percepções Técnicos Formandos Pessoas sem relação directa com a INO INO (New Opportunities Initiative) Perceptions Technicians Students People not directly related to INO |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Em Portugal, as políticas públicas respeitantes à educação em geral, e à educação de adultos em
particular, têm sofrido algumas mudanças conceptuais e pragmáticas. Ao longo dos anos foram
surgindo diferentes esforços que visavam combater a debilidade da estrutura de habilitações e
qualificações característica da população portuguesa. Mais recentemente foi implementado o
programa Iniciativa Novas Oportunidades (INO), apontado como um novo impulso no caminho da
qualificação dos portugueses, no âmbito do qual se põe à disposição da população uma panóplia de
ofertas formativas que colocam como orientação base a escolarização da população ao nível do ensino
secundário. Tomando como referência a estruturação e funcionamento da INO, alguns esforços têm
sido feitos no sentido de verificar se a mesma corresponderá aos objectivos definidos e às expectativas
das pessoas.
Neste estudo, são contrastadas as percepções de três grupos distintos de sujeitos (técnicos a
desempenhar funções na INO, formandos que nela desenvolveram um qualquer processo formativo e
pessoas que não têm nenhuma relação directa com a Iniciativa) relativamente a diversas dimensões da
INO (e. g. utilidade/objectivos, credibilidade e impactos) a com relações de proximidade distintas em
relação à INO (n = 618). Os resultados evidenciam que as percepções dos participantes envolvidos na
Iniciativa são, conforme esperado, favoráveis à INO e as percepções das pessoas sem relação directa
com a Iniciativa são tendencialmente neutras. Os resultados deste último grupo são os mais
interessantes, traduzindo eventualmente uma ausência de supremacia no debate social, político e
mediático de defensores e adversários da INO. In Portugal, public policies related to education in general, and adult education, in particular, have undergone some conceptual and pragmatic changes. Over the years various efforts have emerged aiming to combat the poor qualification structures and skills, which are characteristic in the Portuguese population. More recently, the project Iniciativa Novas Oportunidades (INO) was implemented in order to enhance Portuguese‟s school qualifications and skills, at the secondary level. Unfortunately not many studies have been conducted on the efficacy of this new qualification program or how people perceive the program. In this study, perceptions of three groups of subjects (n = 618) (technicians working at the INO, trainees that developed a training process from the INO and people who have no direct relation with the INO) about several features of the INO program are contrasted (e.g. utility / goals, credibility and impact). The results show that the perceptions of participants directly involved in INO are, as expected, positively skewed, and the perception of people not directly related to the initiative tend to be neutral. The results of this last group are the most interesting because they seem to reflect no supremacy effect of any of the groups socially and actively involved in the discussion around INO, in people‟s perceptions about the program. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17921 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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