Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17702

TitleImpacto do ruído no processo de ensino-aprendizagem na Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico (1ºCEB) de Prozela - Maia
Author(s)Magalhães, Bruno
Silva, Lígia Torres
KeywordsRuído
Ensino-aprendizagem
Escola
Issue date2010
Abstract(s)Ruído de fundo excessivo, ou ainda emissões de ruído provenientes da envolvente escolar, podem traduzir-se numa barreira para a comunicação da comunidade educativa. Pretende- se com este estudo avaliar o impacto do ruído proveniente do exterior, assim como o gerado no interior dos edifícios escolares do 1º CEB e a sua influência no desempenho dos respectivos alunos. A amostra é constituída pela escola EB1/JI de Prozela, situada no concelho da Maia. As ferramentas adoptadas para desenvolver estes estudos incluem modelos de previsão de ruído numa plataforma de SIG e dois sonómetros classe 1 para as medições do nível de ruído in-situ. Posteriormente procedeu-se a uma avaliação subjectiva através da aplicação de questionários à população de alunos e professores. Esta combinação foi a base para a validação das relações estabelecidas entre os níveis de ruído existente e o impacto deste na aprendizagem.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17702
Publisher versionhttp://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paper101.pdfArtigo completo592 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID