Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17702
Título: | Impacto do ruído no processo de ensino-aprendizagem na Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico (1ºCEB) de Prozela - Maia |
Autor(es): | Magalhães, Bruno Silva, Lígia Torres |
Palavras-chave: | Ruído Ensino-aprendizagem Escola |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Ruído de fundo excessivo, ou ainda emissões de ruído provenientes da envolvente escolar, podem traduzir-se numa barreira para a comunicação da comunidade educativa. Pretende- se com este estudo avaliar o impacto do ruído proveniente do exterior, assim como o gerado no interior dos edifícios escolares do 1º CEB e a sua influência no desempenho dos respectivos alunos. A amostra é constituída pela escola EB1/JI de Prozela, situada no concelho da Maia. As ferramentas adoptadas para desenvolver estes estudos incluem modelos de previsão de ruído numa plataforma de SIG e dois sonómetros classe 1 para as medições do nível de ruído in-situ. Posteriormente procedeu-se a uma avaliação subjectiva através da aplicação de questionários à população de alunos e professores. Esta combinação foi a base para a validação das relações estabelecidas entre os níveis de ruído existente e o impacto deste na aprendizagem. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17702 |
Versão da editora: | http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paper101.pdf | Artigo completo | 592 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |