Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17549

TítuloCriação de um modelo de serviços nas relações com stakeholders para novos modelos de negócios
Autor(es)Granja, Alberto Filipe Ferreira
Orientador(es)Putnik, Goran D.
Palavras-chaveStakeholders
Partes interessadas
Empresas ligadas em rede
Meta-organização
Modelo de serviços
Stakeholder
Networked businesses
Meta-organization
Model of services
Data2011
Resumo(s)Atualmente ocorrem mudanças e transformações no mundo empresarial com uma frequência significativa. Estas mudanças e transformações podem ter um impacto muito negativo nas empresas que não conseguirem adaptar-se a estas novas situações. Esta adaptação exige às organizações agilidade, dinâmica e novas alternativas na forma como interpretam e dimensionam o seu negócio. Este trabalho pretende contribuir com uma nova forma de desenvolver o negócio, ajudando as empresas a se adaptarem a estes novos tempos de mudança e criarem uma vantagem competitiva sustentável. O trabalho de investigação realizado consiste no “Desenvolvimento de um modelo de serviços nas relações com os stakeholders para novos modelos de negócios”. Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica onde se identificaram vários parâmetros como fundamentais para a criação do modelo de serviços. Seguidamente foi elaborado em questionário com o objetivo de identificar os vários parâmetros identificados nas empresas do sector mobiliário. Por exemplo, procurou-se definir qual o tipo de relacionamento e comportamento que as empresas apresentam com a sua rede de stakeholders, os meios de comunicação utilizados com os stakeholders e a capacidade e abertura das empresas para integrarem trabalhos colaborativos conjuntos em organizações estruturadas em rede. Após a elaboração do questionário, procedeu-se à realização do inquérito e análise e discussão dos resultados obtidos. Através da análise é discussão dos resultados foi possível aferir várias conclusões que sustentaram os princípios para a construção do modelo. O modelo foi elaborado através de um diagrama IDEF0 (Integration Definition for Funtion Modeling), de modo a se obter uma visualização gráfica do mesmo. Na parte final deste trabalho são descritas as diversas elações obtidas como resultado deste trabalho e uma visão futura sobre o trabalho aqui realizado.
Currently shifts and changes occur very fast, and these changes in the business world can have a very negative impact if companies are not able to adapt to these new times of change and transformation. And for this adaptation organizations must have agility, dynamic and think in new alternatives in how they understand and scale a business. This work aims to contribute as a new form of business helping companies adapt to these new times of change, creating a competitive advantage for companies that want to get rid of the traditional business models. And so, the aim of this work is the "Development of a service model in relationships with stakeholders to new business models", in which a bibliographic collection was undertook where various parameters where identified as fundamental to the creation of the service model. By collecting the various parameters was possible to design a questionnaire where several of the parameters were identified on the form of questions, with these issues it was verified what kind of relationship and behavior, the companies have to their stakeholder’s network, the means of communication used with stakeholders and openness and the ability of companies to integrate collaborative work groups in organizations network structured. After the development and delivery of questionnaires to respondents, the questionnaires were collected for a thorough examination and discussion of the results. By analyzing the results it was possible to measure several conclusions that would serve as support for the construction of the model. Through the analysis performed was proceed to the construction of the model with the help of a diagram IDEF0 (Integration Definition for Function Modeling) in order to get a graphical view of it. At the end of this work are described the various elations obtained as a result of this work and a future vision about the work done here.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17549
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_de_Mestrado_Alberto_Granja_50241.pdf2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID