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https://hdl.handle.net/1822/17326
Título: | A inovação tecnológica como elemento de dinamização empresarial |
Autor(es): | Merino, Fernando Manuel Barbosa de Oliveira Nogueira |
Orientador(es): | Faria, Ana Paula Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Tecnologia Modernização tecnológica Inovação tecnológica Dinamização empresarial Empreendedorismo Sectores de alta tecnologia Estudos de caso Technology Technological modernization Technological innovation Entrepreneurial boosting Entrepreneurship High-tech sectors Case studies |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta dissertação aborda a inovação tecnológica como elemento de
dinamização empresarial, num momento em que é crucial a discussão da capacidade
empreendedora, mas também a discussão dos motores da diferenciação.
A dissertação analisa a complexidade na relação entre a inovação tecnológica
e a dinamização empresarial, através do estudo do caso de uma empresa têxtil.
A metodologia de investigação desenvolve-se segundo um protocolo e um
modelo de entrevistas que permitem construir um cenário sobre a evolução da
empresa. Esta metodologia permite também, face aos conceitos teóricos
fundamentais sobre a inovação tecnológica como elemento de dinamização
empresarial, avaliar a evolução da empresa ao nível dos modelos e das estratégias
de inovação e impactos na sua estrutura organizacional.
A dissertação conclui que todo o processo de inovação da empresa estudada
assenta numa relação entre os principais factores externos (natureza industrial da
região em que a empresa está instalada, o impacto de políticas públicas e os
aspectos de globalização associados ao sector automóvel, que é o seu principal
cliente) e os factores internos (experiência acumulada, modernização organizacional
e tecnológica). Ao serem determinantes para o desempenho da empresa, esses
factores contribuíram para a sua dinamização e permitem perceber a importância da
inovação tecnológica como factor decisivo para aumento da sua força competitiva.
Este estudo permite realçar a complexidade na relação entre a variável
inovação tecnológica e a variável dinamização empresarial, mas incide apenas sobre
o caso de uma empresa. Assim, a extensão a outras empresas, e a outros
enquadramentos empresariais, permitirá recolher mais dados através dos quais se
poderá generalizar as conclusões obtidas. This thesis addresses technological innovation as an entrepreneurial boosting element, at a time where entrepreneurial discussions, but also the discussions of differentiation motors, are crucial. The dissertation analysis the complexity of the relationship between technological innovation and entrepreneurial dynamism, through the case study of a textile company. The methodology research is developed according to a protocol and a model of interviews which allows one to view the scenario of the company's evolution. Given the fundamental theoretical concepts on technological innovation as an element of entrepreneurial dynamism, this methodology also allows the evaluation of the company's evolution in terms of models and strategies for innovation and the impact on its organizational structure. The paper concludes, that the whole process of innovation of the company which was studied, is based on the relationship between the major external factors (the nature of the industrial region where the company is located, the impact of public policies and associated globalization aspects of the automotive sector, which is its main customer) and internal factors (accumulated experience, organizational and technological modernization). As these are determine for the performance of the company, these factors contribute to its dynamism and allow the realization of the importance of technological innovation as a decisive factor for increasing its competitive strength. This study allows us to highlight the complexity of the relationship between technological innovation and entrepreneurial boosting variables, but mainly focuses only on the case of a company. Thus, the extension to other companies and other business frameworks will collect more data in order to generalize these findings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17326 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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