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https://hdl.handle.net/1822/17208
Título: | Políticas educacionais, organização escolar e trabalho dos professores |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Gerencialismo Governação escolar Trabalho docente |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Revista: | Educação: Teoria e Prática |
Resumo(s): | Ao longo das últimas décadas ocorreram grandes mudanças no papel do Estado nas políticas da educação pública, especialmente através da ação de entidades transnacionais e supranacionais. Seguiu-se um processo de crescente subordinação da educação aos imperativos da economia no capitalismo tardio e a teorias de organização e liderança escolares de feição empreendedorista. Algumas dimensões daquilo a que o autor chama o cânone gerencialista e a hiperburocratização das escolas são analisadas com referência a tendências internacionais e também à mais recente reforma portuguesa do sistema de gestão das escolas estatais. São sugeridos, para futuras investigações, possíveis impactos das mudanças políticas e organizacionais introduzidas, principalmente relativas ao processo de trabalho dos professores e às tendências para a competitividade, a desprofissionalização, a subordinação e a alienação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17208 |
ISSN: | 1981-8106 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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