Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/17148

TítuloPerspectivando um programa pré-escolar inclusivo : um estudo de caso
Autor(es)Barreira, Ana Filipa Gonçalves Neto
Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveIntervenção precoce
Inclusão pré-escolar
Modelo de construção de blocos
Data2011
Resumo(s)Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma família com uma criança com 64 meses com paralisia cerebral ligeira. Esta criança está incluída num contexto de educação pré-escolar e beneficia de apoio da Educação Especial/Intervenção Precoce desde 2005. Foram realizadas várias observações e avaliações que permitiram detectar os pontos fracos e fortes da criança nas diversas áreas de desenvolvimento. Paralelamente a estas avaliações, recolheram-se informações relativas à família, que passavam por detectar e identificar as necessidades, recursos e rede de apoio social da família. Estas informações recolhidas nas diversas avaliações permitiram a realização do Plano Individualizado de Apoio à Família e da Planificação Ecológica, baseada no Modelo de Construção de Blocos. Como conclusões deste estudo, é possível afirmar que este modelo se revelou um modelo inclusivo que permitiu criar estratégias para incluir a criança no contexto pré-escolar. Este estudo permitiu, também, verificar as vantagens e os benefícios da utilização das práticas de Intervenção Precoce.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17148
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

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