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https://hdl.handle.net/1822/16932
Título: | (Con)viver: o envelhecimento bem sucedido |
Autor(es): | Rodrigues, Elisabete Margarida Braga |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Portugal e a restante comunidade europeia vivem, hoje, confrontados com uma realidade
demográfica caracterizada pelo aumento do número de idosos. No âmbito da educação de adultos, tal
condição impõe novas e directas políticas e práticas de combate ao envelhecimento passivo, auxiliando a
pessoa idosa a combater a sua condição e a tornar-se agente activo e dinâmico no desenvolvimento da sua
velhice e da comunidade envolvente.
Vivemos numa aldeia global em constante transformação, em que a palavra de ordem é evoluir e
em que a medicina dita a ordem e a esperança média de vida. Actualmente, essa esperança média de vida é
de 78 anos (no nosso pais, no que se refere ao sexo masculino) e 85 anos (para o sexo feminino) sendo
dados do instituto nacional de estatística. Tendo em conta estes resultados não se pode deixar que a velhice
vivida pelos nossos gerontes seja repleta de momentos de enfado e de ócio passivo. É urgente dignificar o
período de reforma e envelhecimento da nossa população, respondendo a esta nova realidade de pessoas
idosas mais instruídas, culturalmente enriquecidas, com mais curiosidade, com sede de viver. È neste sentido
que surge o envelhecimento bem sucedido, um processo que incute na pessoa idosa formas saudáveis de
desenvolver a sua velhice, transformando-a numa fase activa de realização biopsicosocial.
O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação, especialização em Educação de
Adultos e Intervenção Comunitária. È o resultado do estágio curricular realizado na Santa Casa da
Misericórdia de Braga, com o principal objectivo apresentar e incutir nos utentes da instituição uma forma
mais saudável e activa de encarar o seu processo de envelhecimento. A população – alvo foi constituída por
36 idosos residentes no lar Nevarte Gulbenkian. A metodologia de investigação foi qualitativa e os métodos
utilizados, a fim de perceber as principais necessidades e interesses dos gerontes, foram o inquérito por
questionário e as conversas informais. Os métodos de intervenção, empregues no desenvolvimento das
actividades propostas, foram a animação (nas suas múltiplas vertentes), a educação axiológica e a educação
para a saúde. Os resultados do estudo revelaram que este público aponta como principais necessidades o
combate à solidão, ao isolamento e o enriquecimento das relações inter-pessoais. Portugal and the rest of the European community are facing today with a demographic reality characterized by an increased number of elderly. In the context of adult education, this condition imposes new and direct policies and practices to combat the aging liabilities, helping the elderly to combat their condition and become active and dynamic agent in the development of his age and the surrounding community. We live in an ever changing global village, where the watchword is to evolve and that medicine dictates the order and the average life expectancy. Currently, that average life expectancy is 78 years (in our country, in relation to male) and 85 years (for females) with data from the National Statistical Institute. Given these results it is clear that we cannot let our elderly people with full moments of boredom and passive leisure. It is urgent to dignify the period of retirement and aging of our population, responding to this new reality of older people more educated, culturally enriched, with more curiosity, thirst for life. It is this sense that emerges successful aging, a process that inspires the elderly to develop healthy ways of his old age, turning it into an active phase of biopsychosocial realization. This report falls under the Master of Education, specialization in Adult Education and Community Intervention. It is the result of the curricular held at the Santa Casa da Misericórdia de Braga, with the main objective to present and instill in users of the institution a more healthy and active way to face its aging process. The target - population consisted of 36 elderly residents in the homecare Nevarte Gulbenkian. The research methodology was qualitative and the methods used, in order to realize the core needs and interests of elderly people, were investigated by questionnaire and informal conversations. The methods of intervention used in the proposed activities were the animation (in its many forms), axiological education and health education. The study results revealed that the major needs is to combat loneliness, isolation and enrichment of inter-personal relations by the elderly. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16932 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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