Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16917
Título: | Ética, política, religião: para a compreensão da experiência convivencial |
Autor(es): | Pires, Patrícia Sofia Miranda |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O presente trabalho intitulado “ Ética, Política, Religião - Para a compreensão da experiência
convivencial” é o relatório do Estágio de Patrícia Sofia Miranda Pires, no Mestrado do ensino da
filosofia no ensino secundário, realizado no ano lectivo de 2009/10 na Escola Alberto Sampaio.
É composto de uma introdução, três partes, uma conclusão, bibliografia e um apartado
de anexos.
Na introdução faz-se uma breve abordagem sobre processo de observação/intervenção
no contexto de sala de aula. Na primeira parte procedemos à caracterização do contexto em que
decorreu o estágio pedagógico, onde apresentamos objectivos e estratégias assentes no trabalho
projecto. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento da intervenção começando por
considerar a educação nos valores como uma exigência ética, política e religiosa, no
desenvolvimento social da pessoa. Na terceira parte fazemos a avaliação geral do processo de
intervenção.
Na conclusão fazemos uma reflexão sobre as diversas etapas do projecto e na
bibliografia indicamos as fontes que fundamentam a nossa investigação. Contém ainda um
apartado de anexos onde se deixa diverso material que foi essencial para a realização do
trabalho. This work is entitled “Ethics, Politics, Religious – for the understanding of sociable experience”. The abstract belongs to Patrícia Sofia Miranda Pires, for the master’s degree in the area of philosophy in the secondary education, in the year of 2009/10 at Alberto Sampaio School. This is composed of an introduction, of three parts, a conclusion, a bibliography and a few attachments. In the introduction we will make a brief approach about the process of observation/intervention in the context of classroom. In the first part we will characterize the context in which the teaching practice was held, we will also present objectives and strategies based in the project work. In the second part we will describe the development of the intervention by starting to considerate the education in the values as an ethical, political and religious demanding, for the social development of man. In the third part we will make a general evaluation of the process of intervention. In the conclusion we will reflect on the various steps of the project; in the bibliography we will indicate the sources that support our investigation. It also contains some attachments in which it is mentioned the resources that were essential making this work possible. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16917 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Sofia Miranda Pires.pdf | Relatório de Estágio | 1,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |