Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16917

TítuloÉtica, política, religião: para a compreensão da experiência convivencial
Autor(es)Pires, Patrícia Sofia Miranda
Orientador(es)Manso, Artur
Data2010
Resumo(s)O presente trabalho intitulado “ Ética, Política, Religião - Para a compreensão da experiência convivencial” é o relatório do Estágio de Patrícia Sofia Miranda Pires, no Mestrado do ensino da filosofia no ensino secundário, realizado no ano lectivo de 2009/10 na Escola Alberto Sampaio. É composto de uma introdução, três partes, uma conclusão, bibliografia e um apartado de anexos. Na introdução faz-se uma breve abordagem sobre processo de observação/intervenção no contexto de sala de aula. Na primeira parte procedemos à caracterização do contexto em que decorreu o estágio pedagógico, onde apresentamos objectivos e estratégias assentes no trabalho projecto. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento da intervenção começando por considerar a educação nos valores como uma exigência ética, política e religiosa, no desenvolvimento social da pessoa. Na terceira parte fazemos a avaliação geral do processo de intervenção. Na conclusão fazemos uma reflexão sobre as diversas etapas do projecto e na bibliografia indicamos as fontes que fundamentam a nossa investigação. Contém ainda um apartado de anexos onde se deixa diverso material que foi essencial para a realização do trabalho.
This work is entitled “Ethics, Politics, Religious – for the understanding of sociable experience”. The abstract belongs to Patrícia Sofia Miranda Pires, for the master’s degree in the area of philosophy in the secondary education, in the year of 2009/10 at Alberto Sampaio School. This is composed of an introduction, of three parts, a conclusion, a bibliography and a few attachments. In the introduction we will make a brief approach about the process of observation/intervention in the context of classroom. In the first part we will characterize the context in which the teaching practice was held, we will also present objectives and strategies based in the project work. In the second part we will describe the development of the intervention by starting to considerate the education in the values as an ethical, political and religious demanding, for the social development of man. In the third part we will make a general evaluation of the process of intervention. In the conclusion we will reflect on the various steps of the project; in the bibliography we will indicate the sources that support our investigation. It also contains some attachments in which it is mentioned the resources that were essential making this work possible.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16917
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patricia Sofia Miranda Pires.pdfRelatório de Estágio1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID