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https://hdl.handle.net/1822/16633
Título: | A importância da orientação para o mercado interno : o caso da Portugal Telecom |
Autor(es): | Correia, Etelvina Susana Bastos |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Marketing interno Orientação para o mercado interno Recolha de informação Disseminação de informação Respostas ao mercado interno Factores atitudinais Satisfação Retenção Identificação organizacional Portugal Telecom Internal marketing Internal market orientation Information generation Information dissemination Responsiveness Attitudinal factors Satisfaction Retention Organisational identification |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | A presente dissertação de mestrado tem como objectivo analisar as dimensões
da Orientação para o Mercado Interno na Portugal Telecom e a influência em
Factores Atitudinais como a Satisfação, Retenção e Identificação
Organizacional, percepcionados pela gestão.
A temática enunciada é estudada no âmbito do estudo do caso da Portugal
Telecom, através de uma abordagem qualitativa. Neste sentido, em termos de
instrumentos de recolha e tratamento da informação, recorreu-se a múltiplas
fontes de evidência – entrevistas e pesquisa documental – e à análise de
conteúdos, respectivamente. A amostra é constituída por directores de primeira
e segunda linha da Portugal Telecom.
Apesar de não ser possível fazer generalizações, os resultados deste estudo
empírico evidenciam que na Portugal Telecom a Orientação para o Mercado
Interno se manifesta através das dimensões de Recolha de Informação,
Disseminação de Informação e Respostas ao Mercado Interno, porque os
gestores ou a organização reconhecem as vantagens de identificar e dar
resposta às necessidades dos colaboradores e dos clientes.
Os Factores Atitudinais, em termos de Satisfação, Retenção e Identificação
Organizacional, com base na percepção dos gestores, variam de área para
área, consoante os contextos em que estão enquadrados os colaboradores e
do impacto que sofrem ao nível da Orientação para o Mercado Interno.
Este estudo de caso permitiu a identificação de boas práticas de Orientação
para o Mercado Interno, que permitem aos gestores e à empresa influenciar
positivamente os Factores Atitudinais, manifestados pelos colaboradores. The main objective of this thesis is to analyse the Internal Market Orientation dimensions identified in Portugal Telecom and how they influence Attitudinal Factors, such as Satisfaction, Retention and Organisational Identification, through management perceptions. This subject is going to be explored by developing a case study about Portugal Telecom, through a qualitative approach. The instruments used to gather and analyse information were interviews and documental research of which the content was analysed. The sample consists of PT directors of first and second line. The results of this empirical study (without making generalisations) show that, in Portugal Telecom, Internal Market Orientation reflects itself in Information Generation, Information Dissemination and Responsiveness, because managers and the organisation recognize the advantages of identifying and satisfying employees and clients’ needs. The Attitudinal Factors, such as Satisfaction, Retention and Organisational Identification, according to managers, vary from area to area, depending on the contexts in which the employees work and on the Internal Market Orientation impact. Through this case study, good practices of Internal Market Orientation were identified, which allows managers and the company to influence positively employees’ Attitudinal Factors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16633 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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