Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16517
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Carlos Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-23T12:12:39Z | - |
dc.date.available | 2012-01-23T12:12:39Z | - |
dc.date.issued | 1998-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16517 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Informática (especialização em Informática de Gestão) | por |
dc.description.abstract | O estudo de novas formas de ensino/aprendizagem potenciadoras da actividade de construção de conhecimento, quer autónoma, quer em modo cooperativo, tem levado, nos últimos anos, à utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC), reunidas em torno de sistemas integrados de criação, disponibilização e exploração de cursos à distância, capazes de suprir as necessidades sentidas, quer por parte de alunos, quer por parte de professores e ainda, pelas próprias instituições de ensino/formação. Como consequência da adopção destas novas abordagens, verifica-se o deslocamento da ênfase, do ensino para a aprendizagem, evidenciando novas formas de protagonismo nas actividades associadas ao fenómeno. As motivações para esta área de investigação e desenvolvimento são fundamentalmente de três tipos: 1. A evolução que se tem verificado no sistema educativo, com o processo de massificação do ensino tem levado a que haja um número crescente de alunos para um conjunto de recursos quer não tem acompanhado de igual modo tal crescimento. 2. O aumento do número de pessoas já em fase de actividade profissional, candidatas à obtenção de maiores níveis de qualificação, não dispondo de disponibilidades temporais e/ou económicas para se dedicarem exclusivamente ao estudo. 3. A evolução natural dos sistemas educativos e a constatação da aparente falência dos modelos tradicionais de ensino. Neste trabalho, procurou-se enquadrar as componentes Ensino à Distância e Trabalho Cooperativo, bem como a sua acção combinada, conducente à obtenção de sistemas de ensino/aprendizagem alternativos. Complementarmente, analisaram-se quatro produtos destinados a esse fim, evidenciando áreas de sobreposição e de afastamento, bem como a forma como implementam as características associadas aos dois componentes referidos anteriormente (Ensino à Distância e Trabalho Cooperativo). Finalmente, identificado um conjunto de características achadas fundamentais, foi seleccionada uma ferramenta e implementado o protótipo de um curso à distância. | por |
dc.description.abstract | The study of new ways of teaching/learning in the context of autonomous or co-operative knowledge building, has taken, in the last few years, to the use of information and comunication technologies ( ICT ) implementing integrated systems to build, explore and deliver distance learning courses, able to fulfil the students', teachers' or even the educational institutions' needs. As a consequence of this approach, a shift from teaching to learning is acknowledged, emphasising new ways of protagonism in the activities associated with this phenomenon. The motivations to this R&D area are mainly of three types: 1. The evolution verified on the educational system concerning the process of the massive education opportunities has led to a growing number of students that compete against basically the unchanged amount of resources; 2. An increment in the number of workers willing to obtain higher degrees of education and faced with time and economic constraints to dedicate themselves to a full time education activity; 3. The natural evolution of learning systems together with the apparent decadency of traditional learning models. In this dissertation it was tried to combine distance learning and co-operative work approaches, as well as their combined action that lead to the achievement of alternative learning/teaching systems. Additionally four related products have been analysed enhancing common and specific areas, as well as the way they implemented the characteristics associated to the two previousely referred components. Finally, once a set of characteristics proven to be fundamental was identified, a tool was selected and the prototype of a distance learning course was implemented. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Trabalho cooperativo | por |
dc.subject | CSCW | por |
dc.subject | Groupware | por |
dc.subject | Plataformas de eLearning | por |
dc.title | Ambientes de trabalho cooperativo no ensino à distância | por |
dc.type | masterThesis | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
dc.subject.udc | 681.3 | - |
dc.subject.udc | 37.018.43 | - |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 202 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Sociedade da Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_para_repositorium.pdf | Documento final | 2,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |