Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16418

TítuloInventário de metas académicas (IMA): dimensionalidade e consistência interna
Autor(es)Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveMotivação para a realização
Metas académicas
Ensino básico e secundário
DataNov-2011
EditoraSociedade Portuguesa de Psicologia
Resumo(s)Este artigo descreve as características psicométricas do Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda & Almeida, 2005), tomando uma amostra de 2206 adolescentes do ensino básico e secundário provenientes de várias regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Na análise factorial identificaram-se os quatro factores estipulados na fundamentação teórica do instrumento, explicando no seu conjunto 64% da variância dos resultados nos itens (F1= metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar; F2= metas orientadas por objectivos concretos; F3= metas orientadas para a aprendizagem; e, F4= metas orientada para o evitamento da pressão social em contexto familiar). Ao nível da consistência interna, os coeficientes alpha de Cronbach obtidos oscilaram entre .80 e .88, assumido assim valores muito satisfatórios. Também a correlação encontrada entre os resultados em cada item e o total da pontuação nas subescalas a que pertencem assumiram índices adequados aos objectivos da avaliação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16418
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inventário de Metas Académicas (IMA).pdfArtigo em Actas133,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID