Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16418
Título: | Inventário de metas académicas (IMA): dimensionalidade e consistência interna |
Autor(es): | Miranda, Lúcia Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Motivação para a realização Metas académicas Ensino básico e secundário |
Data: | Nov-2011 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Psicologia |
Resumo(s): | Este artigo descreve as características psicométricas do Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda & Almeida, 2005), tomando uma amostra de 2206 adolescentes do ensino básico e secundário provenientes de várias regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Na análise factorial identificaram-se os quatro factores estipulados na fundamentação teórica do instrumento, explicando no seu conjunto 64% da variância dos resultados nos itens (F1= metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar; F2= metas orientadas por objectivos concretos; F3= metas orientadas para a aprendizagem; e, F4= metas orientada para o evitamento da pressão social em contexto familiar). Ao nível da consistência interna, os coeficientes alpha de Cronbach obtidos oscilaram entre .80 e .88, assumido assim valores muito satisfatórios. Também a correlação encontrada entre os resultados em cada item e o total da pontuação nas subescalas a que pertencem assumiram índices adequados aos objectivos da avaliação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16418 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inventário de Metas Académicas (IMA).pdf | Artigo em Actas | 133,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |