Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16312

TítuloDa formação contínua às práticas: um estudo sobre a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Duarte, Isabel
Data2002
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios com vista à construção da identidade pessoal, da identidade profissional e do desenvolvimento organizaciona l das escolas. Neste sentido, a formação assume-se como o vector crucial de todo o edifício educativo, a chave da mudança educativa. Se a especificidade de ser professor é a aptidão para estabelecer uma relação com os alunos e os contextos de ensino-aprendizagem, como salientam vários autores, a comunicação constitui a pedra angular do acto educativo. Estas dinâmicas comunicativas, nomeadamente as que se desenvolvem na sala de aula, são fortemente condicionadas pelos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação, sendo que, como afirma Moderno (1992), “ser Professor hoje é o que é porque fazer comunicação é como é!” (idem:35). Em termos comunicacionais, os tempos são de mudança de tal forma profunda que o novo ciclo sócio-cultural é justament e designado de Sociedade de Informação. Há, na generalidade dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, um conjunto de programas, de projectos e de intenções para que a escola responda e promova os desafios da Sociedade de Informação, integrando no projecto educativo e curricular as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE). No caso português, a proposta de Reorganização Curricular do Ensino Básico que entrou em vigor no ano de 2001 abraçou esses desafios, exigindo dessa forma um esforço de formação contínua e permanente aos professores. Esta comunicação aborda a questão da formação dos professores nas TICE, entendendo esta designação no sentido amplo que lhe atribuído por Cloutier (2001): audioscripto- visual. A partir da formação contínua adquirida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico temos como finalidade analisar as atitudes e as representações dos professores face às tecnologias e a consequente integração em contexto pedagógico. Dividimos a comunicação em duas partes. Na primeira, contextualizamos a nível teórico alguns dos aspectos da problemática em estudo, efectuando uma breve reflexão em torno dos seguintes eixos: formação e identidade, necessidade da formação em TICE, modalidades de formação contínua. Na segunda, damos conta do estado da investigação empírica, focalizando a oferta de formação proporcionada pelos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE’s) da Área Educativa do Distrito de Braga.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16312
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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