Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16309

TítuloUtilizar o vídeo numa perspectiva construtivista
Autor(es)Caldas, José
Silva, Bento Duarte
Data2001
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
Resumo(s)Esta comunicação resulta de um estudo, em contexto de sala de aula, em que foi utilizado o vídeo como incentivo da interacção comunicativa e da aprendizagem. Procurando-se rejeitar a ideia de passividade na utilização do vídeo, nomeadamente no visionamento de documentos, desenvolveram-se estratégias diversificadas onde a interacção aluno-media assumiu a prioridade. Neste estudo não foram esquecidas as dimensões sensoriais e cognitivas dos alunos participantes, pelo que se avaliou o impacto de cada uma das estratégias junto do grupo-turma. As modalidades vídeo utilizadas, que assumiram forma de estratégia de ensino/aprendizagem, foram: visionamento de documentos vídeo, sonorização de imagens vídeo, produção de documentos vídeo pelos alunos e preparação e emissão de um programa de "televisão escolar". Os resultados da investigação apontam para um incremento da interacção na sala de aula, da aprendizagem de conteúdos, da prática de autonomia e de processos de investigação, do prazer de aprender e participar e da expressividade por parte dos alunos. Verifica-se, também, que as quatro modalidades utilizadas implicam valências diferenciadas, aparecendo umas mais directamente relacionadas com a aprendizagem de conteúdos e outras mais relacionadas com a interacção e a expressividade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16309
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Utilizar o vídeo numa perspectiva construtivista.pdf727,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID