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https://hdl.handle.net/1822/16292
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carrão, Eduardo Vitor Miranda | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rosilene | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-09T17:26:13Z | - |
dc.date.available | 2012-01-09T17:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16292 | - |
dc.description.abstract | As mudanças por que vem passando o mundo atual impõem a necessidades de se reformularem muitos dos valores e dos costumes formulados e desenvolvidos principalmente na Modernidade. O encurtamento das distâncias e a velocidade cada vez maior da ocorrência dos fatos implicam numa maior agilidade na tomada de decisão e na ação das pessoas. Neste cenário, as chamadas “novas tecnologias” assumem um papel estratégico na formação dos nossos educadores. A teoria de Paulo Freire constitui um importante referencial para se refletir sobre os impactos que as novas tecnologias vêm provocando na vida de todas as pessoas. Segundo este autor, os homens devem fazer uso dos recursos (instrumentos) disponíveis para assumirem efetivamente a sua vocação ontológica: a de serem sujeitos, em constante processo de transformação de si e da realidade onde estejam inseridos. As novas tecnologias dão o estímulo e novas possibilidades ao diálogo, à troca, ao ouvir o outro, democratizam o conhecimento criando uma nova dimensão aos menos favorecidos e as pessoas portadoras de deficiências deficiências, contribuindo para a autonomia e a liberdade de expressão, ampliando seus horizontes de ação e de reflexão. Pretende-se relatar a problemática da informática educativa na sua inserção cotidiana na sala de aula, onde o planejamento e disseminação de projetos de aulas usando, softwares educativos e informática em geral com “exemplos”, possam ser refeitos e adaptados as mais diversas condições pelos próprios professores e abordando aspectos e estratégias a serem considerados para a formação do professor e do pedagogo no que tange a informática em geral e a informática educativa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Informática educativa | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Atividade docente | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.title | Estratégias para a formação do pedagogo e a informática educativa | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 1923 | por |
oaire.citationEndPage | 1934 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Estratégias para a formação do pedagogo e a informática educativa.pdf | 237,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |