Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16153

TítuloFatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade
Autor(es)Caires, Susana
Silva, Cândida
Palavras-chaveAdolescentes
Coping
Ensino secundário
Stress
DataJul-2011
RevistaEstudos de Psicologia
Resumo(s)Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16153
ISSN1413- 294X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caires & Silva (2010).pdfDocumento principal347,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID