Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16153
Título: | Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade |
Autor(es): | Caires, Susana Silva, Cândida |
Palavras-chave: | Adolescentes Coping Ensino secundário Stress |
Data: | Jul-2011 |
Revista: | Estudos de Psicologia |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16153 |
ISSN: | 1413- 294X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caires & Silva (2010).pdf | Documento principal | 347,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |