Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16133

TítuloEducação pré-escolar em contextos inclusivos : reflexões em torno de uma experiência europeia Comenius
Autor(es)Serrano, Ana Maria
Afonso, Joana
Palavras-chaveNecessidades educativas especiais
Experiências na educação pré-escolar
Contextos inclusivos
Data2010
RevistaInclusão : Revista da Educação Especial
Resumo(s)O desenvolvimento da educação de infância, o objectivo político de inclusão e a igualdade de oportunidades para as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são temas actualmente discutidos na Europa. O projecto Sócrates Comenius Early Childhood Education in Inclusive Settings, com a duração de 3 anos, teve como finalidade contribuir para apoiar os educadores de infância que trabalham numa perspectiva inclusiva com crianças com NEE com idades entre os 3 e os 6 anos de idade nos seguintes países: Alemanha, França, Hungria, Portugal e Suécia. Numa primeira fase, os diferentes contextos nacionais, experiências na educação pré-escolar e o trabalho educacional dos países parceiros foram descritos, comparados e analisados, com particular atenção no que se refere à educação de crianças com NEE. O resultado dessa fase culminou com a publicação do relatório “Basis, Background and Framework of Inclusive Early Education in Five European Countries: France, Germany, Hungary, Portugal and Sweden”. Com base nesta informação e em observações realizadas em contextos inclusivos de educação de infância dos cinco países, desenvolvemos um Manual de apoio para educadores de infância. O Manual, apresenta um conjunto de sugestões acerca da construção de uma atmosfera e ambiente que favoreçam a inclusão, ajudas metodológicas acerca da planificação e implementação do apoio individual a crianças num ambiente inclusivo, assim como sugestões concretas acerca da organização de oportunidades de aprendizagem para crianças com diferentes níveis de desenvolvimento. Todos estes aspectos são ilustrados através de exemplos das práticas observadas nos diversos Jardins de Infância, ao longo dos três anos de duração do projecto. A finalidade central do Manual é apoiar o desenvolvimento de instituições pré-escolares na Europa com o intuito da acessibilidade e educação de qualidade para todas as crianças.
TipoArtigo
DescriçãoEstudo realizado no âmbito do Projecto Sócrates Comenius, e financiado com o apoio da Comissão Europeia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16133
ISSN1808-8899
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Serrano & Afonso (2010).pdfDocumento principal306,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID