Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16132
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Maria de La Salete da Cunha | - |
dc.contributor.author | Lopes, Sónia | - |
dc.contributor.author | Graça, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Serrano, Ana Maria | - |
dc.contributor.author | Rockland, Adriano | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-03T15:22:55Z | - |
dc.date.available | 2012-01-03T15:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1808-8899 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16132 | - |
dc.description.abstract | O Ages and Stages Questionnaires (ASQ) é um instrumento referenciado pela bibliografia como facilitador da participação da família na avaliação. Os profissionais de educação e de saúde podem, através da utilização de instrumentos como o ASQ, auxiliar os pais no que respeita à detecção de factores de risco e à exploração de elementos de oportunidade para o desenvolvimento das competências de cada criança. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários entre os 4 e os 60 meses de idade. Cada questionário é composto por 30 itens divididos por cinco áreas de desenvolvimento. O estudo do ASQ na amostra (n=339) da população portuguesa foi realizado, no sentido de observar as suas qualidades psicométricas, dando assim início à tradução e adaptação cultural para a população portuguesa. Os resultados obtidos respeitantes à sensibilidade, fiabilidade e validade do instrumento são atraentes para que se realize uma validação do ASQ para a população portuguesa, contribuindo assim, para o fornecimento de um instrumento de fácil compreensão por parte dos diferentes agentes educativos e de fácil preenchimento por parte dos pais. No que se refere ao rastreio de desenvolvimento realizado, o estudo identificou 129 crianças (38%) que necessitavam de avaliação mais específica de desenvolvimento e 39 pais preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Envolvimento parental | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Rastreio | por |
dc.subject | ASQ-2 | por |
dc.subject | Qualidades psicométricas | por |
dc.title | Rastreio de desenvolvimento infantil : estudo exploratório do ASQ-2 | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 85 | por |
oaire.citationEndPage | 100 | por |
oaire.citationTitle | Inclusão : Revista da Educação Especial | por |
oaire.citationVolume | 10 | por |
sdum.journal | Inclusão : Revista da Educação Especial | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teixeira, Lopes, Graça, Serrano, & Rockland (2010).pdf | Documento principal | 228,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |