Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/16073

TitleA comunicação organizacional e as tecnologias de informação e comunicação: um estudo de caso no grupo DST
Author(s)Valente, Raquel Guimarães Machado Rodrigues
Advisor(s)Neves, José Pinheiro
KeywordsComunicação organizacional
Tecnologias de informação e comunicação
Escola de Palo Alto
Escola de Montreal
Organizational communication
Information and communication technologies
Palo Alto School
Montreal school
Issue date2011
Abstract(s)Desde o século XX, em particular no contexto das complexas sociedades contemporâneas, a comunicação organizacional tem vindo a desenvolver a sua identidade e a afirmar-se como uma importante corrente teórica. Com o poder das inovações tecnológicas, que cada vez mais afetam as organizações, pretendemos contribuir com um estudo sobre os efeitos que as novas tecnologias de informação e comunicação produzem sobre os processos de comunicação no grupo empresarial DST (Domingos da Silva Teixeira, S.A.), sendo a construção civil, engenharia e obras públicas os seus principais ramos de atividade. Refletindo sobre o conceito de comunicação organizacional, introduzimos reflexões sobre conceitos e abordagens teóricas baseadas na Escola de Palo Alto e de Montreal, bem como nas tecnologias de informação e comunicação. Para a concretização deste trabalho e para respondermos à questão de partida, adotamos uma metodologia de investigação-ação e a realização de um inquérito por questionário e entrevistas aos colaboradores do grupo DST, com o intuito de conhecer a realidade da organização e analisar os seus processos comunicacionais. Os resultados obtidos mostram que os colaboradores estão satisfeitos com a oferta de tecnologias de informação e comunicação face à execução das suas tarefas e funções. No entanto, e embora a organização se apresente consciente da importância da comunicação, vários problemas foram identificados na avaliação e diagnóstico aos processos comunicativos, entre os quais a má e excessiva utilização do correio eletrónico, a falta de capacidade para a transmissão de mensagens coesas, a existência de relações tensas e conflituosas entre as diferentes posições hierárquicas, restrições ao acesso e à utilização das tecnologias, e uma diminuição na comunicação face-a-face. Perante estes resultados, importa reafirmar a importância da comunicação nas organizações e o papel cada vez mais influente das tecnologias de informação e comunicação. As organizações devem por isso incorporar um planeamento adequado à sua estrutura, no qual a tecnologia deve ser adequada às funções desempenhadas por cada colaborador.
Since the twentieth century, particularly in the context of complex contemporary societies, organizational communication has developed its identity and established itself as an important theoretical approach. With the power of technological innovation, which increasingly affect organizations, we intend to contribute with a study on the effects of new information and communication technologies on the communication processes in the DST group (Domingos da Silva Teixeira, S.A.), whose main domain of activity is construction, engineering and public works. Considering the concept of organizational communication, we introduce reflections on concepts and theoretical approaches based in the School of Palo Alto and Montreal, as well as in information technology and communication. In order to achieve our goals and to answer our research question, we adopt a methodology of action research, conducting a survey and interviews with DST employees in order to know the reality of the organization and analyze their communication processes. The results show that employees are satisfied with the range of information and communication technologies, towards the execution of their tasks and roles. However, even though the organization is aware of the importance of communication, several problems were identified in the assessment and diagnosis of communication processes, such as poor and excessive use of email, lack of capability for the transmission of coherent messages, conflicts between different hierarchical positions, access and use restrictions, and a decrease in face-toface communication. Given these results, it is important to reaffirm the importance of communication in organizations and the increasingly influential role of information and communication technologies. Organizations should incorporate proper planning, in which the available resources should be appropriate to the roles and tasks performed by the employees.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16073
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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