Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15980

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Carla Joana-
dc.contributor.authorDourado, Luís-
dc.date.accessioned2011-12-29T09:54:32Z-
dc.date.available2011-12-29T09:54:32Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15980-
dc.description.abstractO estado actual da educação em ciências preconiza o recurso a metodologias que promovam aprendizagens nos alunos que, no futuro os tornem mais proactivos e co-participativos numa sociedade de massivas mudanças científico-tecnológicas. A ABRP surge como uma dessas opções metodológicas, pois os alunos são impulsionados a resolver em grupo situações problemáticas sócio-científicas do quotidiano através da aplicação de conteúdos curriculares. No decurso da sua resolução os alunos são incentivados a interagirem com seus pares, procedendo ao desenvolvimento de competências de trabalho de equipa, tais como a distribuição de tarefas, o respeito pela identidade pessoal do outro, a partilha e a discussão de ideias. Aliás, uma sociedade cada vez mais global impele à criação de equipas de profissionais mais heterogéneas que sejam capazes de auto-gerirem as suas dificuldades e auto-reformularem as suas estratégias de trabalho, para que haja uma resolução eficaz do problema. Neste estudo abordam-se as competências de trabalho em equipa desenvolvidas ao longo das diferentes fases do processo da ABRP por alunos de Ciências de uma turma de 9º ano (n=22). Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento de competências de cooperação e colaboração. Uma percentagem expressiva de alunos desenvolveu a capacidade de negociação. Em nenhum dos grupos se verificou a existências de quezílias. Em função dos resultados obtidos, consideramos que a ABRP deve corresponder a uma metodologia cada vez mais utilizada, nomeadamente no ensino das ciências.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectABRP - aprendizagem baseada na resolução de problemaspor
dc.subjectTrabalho de grupopor
dc.subjectTrabalho cooperativopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.titleO desenvolvimento de competências de trabalho de equipa numa abordagem ABRP : um estudo com alunos de ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico portuguêspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate07 - 09 Set. 2011por
oaire.citationStartPage1885por
oaire.citationEndPage1898por
oaire.citationConferencePlaceA Coruña, Espanhapor
oaire.citationTitleXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
sdum.conferencePublicationXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
L_Dourado_Galaico_2011.pdf37,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID