Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15980
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carla Joana | - |
dc.contributor.author | Dourado, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-29T09:54:32Z | - |
dc.date.available | 2011-12-29T09:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/15980 | - |
dc.description.abstract | O estado actual da educação em ciências preconiza o recurso a metodologias que promovam aprendizagens nos alunos que, no futuro os tornem mais proactivos e co-participativos numa sociedade de massivas mudanças científico-tecnológicas. A ABRP surge como uma dessas opções metodológicas, pois os alunos são impulsionados a resolver em grupo situações problemáticas sócio-científicas do quotidiano através da aplicação de conteúdos curriculares. No decurso da sua resolução os alunos são incentivados a interagirem com seus pares, procedendo ao desenvolvimento de competências de trabalho de equipa, tais como a distribuição de tarefas, o respeito pela identidade pessoal do outro, a partilha e a discussão de ideias. Aliás, uma sociedade cada vez mais global impele à criação de equipas de profissionais mais heterogéneas que sejam capazes de auto-gerirem as suas dificuldades e auto-reformularem as suas estratégias de trabalho, para que haja uma resolução eficaz do problema. Neste estudo abordam-se as competências de trabalho em equipa desenvolvidas ao longo das diferentes fases do processo da ABRP por alunos de Ciências de uma turma de 9º ano (n=22). Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento de competências de cooperação e colaboração. Uma percentagem expressiva de alunos desenvolveu a capacidade de negociação. Em nenhum dos grupos se verificou a existências de quezílias. Em função dos resultados obtidos, consideramos que a ABRP deve corresponder a uma metodologia cada vez mais utilizada, nomeadamente no ensino das ciências. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | ABRP - aprendizagem baseada na resolução de problemas | por |
dc.subject | Trabalho de grupo | por |
dc.subject | Trabalho cooperativo | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.title | O desenvolvimento de competências de trabalho de equipa numa abordagem ABRP : um estudo com alunos de ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico português | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 07 - 09 Set. 2011 | por |
oaire.citationStartPage | 1885 | por |
oaire.citationEndPage | 1898 | por |
oaire.citationConferencePlace | A Coruña, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
sdum.conferencePublication | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
L_Dourado_Galaico_2011.pdf | 37,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |