Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15927
Título: | Governação da escola e excelência académica: as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
Autor(es): | Palhares, José Augusto Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência académica Percursos escolares Cultura organizacional escolar |
Data: | Dez-2011 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
Revista: | Sociologia da Educação: Revista Luso-Brasileira |
Resumo(s): | Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15927 |
ISSN: | 2177-7446 |
Versão da editora: | http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo SE - Rev. Luso-Brasileira.pdf | Artigo completo | 337,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |