Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15927

TítuloGovernação da escola e excelência académica: as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência
Autor(es)Palhares, José Augusto
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência académica
Percursos escolares
Cultura organizacional escolar
DataDez-2011
EditoraPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
RevistaSociologia da Educação: Revista Luso-Brasileira
Resumo(s)Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15927
ISSN2177-7446
Versão da editorahttp://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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