Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15919
Título: | A calculadora gráfica como instrumento para o desenvolvimento da argumentação matemática |
Autor(es): | Magalhães, Maria da Graça da Silva Nogueira Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Argumentação matemática Calculadora gráfica Tarefas de investigação |
Data: | 2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | A presente investigação tem como objectivo provar que a calculadora gráfica pode desempenhar um papel de instrumento mediador e facilitador no desenvolvimento da argumentação matemática, quando os alunos são estimulados a desenvolver tarefas de investigação em pequeno e em grande grupo. Para tal a professora investigadora elaborou uma tarefa de investigação, sobre o tema das funções racionais, que foi aplicada a uma turma do 11.º ano. A tarefa foi realizada primeiro em pequenos grupos e posteriormente em grande grupo, com a entrega final de um relatório individual. A metodologia adoptada foi de carácter qualitativo e descritivo. Neste estudo a calculadora gráfica revelou-se uma ferramenta fulcral para os alunos na medida em que os ajudou na compreensão da tarefa, assim como na validação ou rejeição das conjecturas que previamente foram formuladas, desenvolvendo a capacidade de argumentar em matemática. É de salientar, a importância da calculadora gráfica, do ponto de vista dos alunos, para o sucesso da investigação. A sua utilização permitiu construir e visualizar os gráficos de diferentes funções e, através da sua análise, formular conjecturas e tentativas de prova. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15919 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Magalhaes&Martinho.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |