Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15846
Título: | Promoção de competências de auto-regulação na escrita: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Högemann, Julia Helene |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A presente dissertação expõe uma investigação realizada em torno dos processos de autoregulação
da aprendizagem, tendo como objectivo principal avaliar o impacto do programa de
competências auto-regulatórias na escrita em 31 alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de
um estabelecimento privado no distrito do Porto, recorrendo a duas metodologias de avaliação, uma de
aptidão (i.e. inventário de auto-relato) e outra de evento (i.e. grelha).
O programa implementado teve como base o Projecto “Sarilhos do Amarelo” (Rosário, Núñez
& González-Pienda, 2007), uma ferramenta educativa que está orientada no sentido de discutir com
crianças sub-10 (desde o pré-escolar até ao final do 1º ciclo do Ensino Básico) questões sobre
estratégias e processos de auto-regulação da aprendizagem. A ferramenta Sarilhos do Amarelo
consiste numa narrativa que descreve um conjunto de aventuras vividas pelas cores do arco-íris em
busca do seu amigo Amarelo perdido no bosque. A leitura dos capítulos do livro foram contemplados
por parte da docente titular da turma, e a exploração da estória, realizada semanalmente durante um
período lectivo, pela investigadora.
Com o presente estudo pretende-se contribuir com dados para investigações futuras realizadas
nesta área. A intervenção realizada foi submetida a mais do que uma metodologia de avaliação
(Zimmerman, 2008). Procurou-se avaliar o impacto do programa através da análise de uma medida de
aptidão “O Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem” (IPAA – 1.º CEB)
(Rosário, Nuñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) e da prova “Avaliação da Compreensão
Leitora (ACL-4) (Catalã et al., 2001), aplicados num momento de pré e pós-teste. Foi nosso objectivo,
avaliar, ainda, o processo auto-regulatório como um evento, através da recolha repetida e continuada
de composições elaboradas com o apoio inicial de uma grelha, percebendo deste modo como se
processa e desenvolve a aquisição de estratégias de aprendizagem na escrita.
Os resultados obtidos corroboraram com a literatura, apontando para um aumento progressivo
dos níveis de auto-regulação na escrita através da combinação de estratégias para a elaboração de
composições, assim como para um elevado nível de eficácia do programa. Os alunos demonstraram ter
assimilado correctamente o conteúdo, dentro e fora da sala de aula, adoptando estratégias de
aprendizagem promovidas e transferências para outras actividades do seu dia-a-dia. The following dissertation presents an investigation developed about self-regulated learning, whose main goal is to evaluate the impact of the self-regulatory writing competence program on 31 students of a private school in the district of Oporto, making use of two distinct evaluation methodologies, one of aptitude (i. e. self-reporting inventory) and another of event (i. e. grid). The implemented program is based on the “Sarilhos do Amarelo” project (Rosário, Núñez & González-Pienda, 2007), an educational tool oriented to discuss self-regulatory learning strategies and procedures with sub-10 children (from pre-school to the end of Elementary School). The tool Sarilhos do Amarelo consists of a narrative that describes the set of adventures lived by the rainbow colors looking for their friend Amarelo (Yellow), who is lost in the woods. The reading of the book chapters was done by the teacher responsible for the class, and the exploration of the story was performed weekly by the investigator during the classroom hours. The present study intends to contribute with data for future investigations carried out in this area. The performed intervention was submitted to more than one evaluation methodology (Zimmerman, 2008). It was attempted to evaluate the program’s impact through the analysis of an aptitude measurement “O Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem” (IPAA – 1º CEB) - Learning Self-Regulation Procedures Inventory (Rosário, Nuñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) and through the test “Avaliação da Compreensão Leitora” (ACL-4) (Catalã et al., 2001) applied both on the pre and pos-test moments. It was also intended to evaluate the self-regulatory procedure as an event, by repeated and continuous collecting of essays written by the students with an initial support by a grid, realizing, thus how to acquire learning and develop strategies for writing. Data corroborates with literature, indicating a progressive increase of the levels of writing selfregulation through the union of essay-development strategies, as well as a high level of efficiency of the program. The students proved to assimilate the contents correctly, inside and out of class, employing more advanced learning strategies and adaptations for other daily-life activities. Die folgende Dissertation beschreibt eine Untersuchung über selbst reguliertes Lernen, mit dem Ziel einer Bewertung über das selbst regulierte Schreiben mit 31 Schülern der vierten Klasse einer Privatschule in Porto. Angewandt wurden zwei Methoden: Fähigkeit der Selbstüberwachung von sich wiederholenden Abläufen, sowie unter Anwendung eines Rasters. Dieses Programm basiert auf der Studie „Sarilhos do Amarelo“ (Rosário, Núñez & Gonzáles– Pienda, 2007), eine Strategie des selbstregulierten Lernens mit unter 10 jährigen Kindern, beginnend im Vorschulalter. Die Methode basiert auf einer Erzählung bei welcher der Regenbogen Abenteuer auf der Suche nach seinem Freund Amarelo (der Farbe Gelb) besteht, welcher sich im Wald verirrt hat. Die Kapitel der Geschichte wurden von der Klassenlehrerein vorgetragen. Die Fortschritte wurden wöchentlich während der Unterrichtsstunden ermittelt. Die Studie soll als Grundlage für künftige Untersuchungen dienen und wurde mehreren Methoden bewertet (Zimmermann, 2008). Durch Analyse der Lernfähigkeit wurde versucht die Wirkung des Programms durch „O Inventário de Processos de Auto-Regulacao da Aprendizagem“ (IPAA – 1.º CEB) (Rosário, Núñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) „Methoden zum selbst regulierten Lernen“ und durch Beweis der „Avaliação da Compreensão Leitora“ (ACL-4) (Catalã et al., 2001) zu bestätigen, jeweils vor und nach den Tests. Es wurde ebenfalls beabsichtigt die selbstregulierende Anwendung zu bewerten, indem von den Schülern wiederholt, vor und nach Anwendung des Rasters Arbeiten eingesammelt und ausgewertet wurden. Die Auswertung ergab einen progressiven Anstieg des selbst regulierten Lernens, durch Literatur untermauert, bestätigt die hohe Effizienz des Programms. Es konnte bewiesen werden, dass die Schüler die implementierte Strategie nicht nur im Lernprozess erfolgreich angewandt haben, sondern diese auch bei anderen Aktivitäten im täglichen Leben Anwendung fanden. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15846 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Julia Helene Högemann.pdf | 703,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |