Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15744

TitleArtesanato têxtil, consumidores e a importância do design
Author(s)Neves, Maria Manuela
Ferreira, Ângela Augusta de Sá
Rodrigues, Cristina S.
KeywordsArtesanato
Design
Consumidor
Atitudes
Issue date23-Dec-2011
Abstract(s)Actualmente o mundo do negócio é bastante complexo e competitivo. Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil para a “indústria” de artesanato têxtil. No caso português é percebido um aumento de procura de produtos de decoração de design e acesso fácil, ditos “modernos”, em detrimento de produtos artesanais. Importa assim compreender o que determina esta alteração e como é percebido o produto “artesanato” pelos consumidores. Este trabalho analisa os resultados de um inquérito que explora a percepção que os consumidores têm do artesanato têxtil e procura compreender as atitudes associadas ao processo de decisão de compra do consumidor português em relação ao artesanato têxtil. Dos 107 questionários recebidos e validados, os dados confirmam a importância do género e da idade como determinantes na temática, em particular no uso de artesanato têxtil, autosatisfação com a compra, compra para oferta e percepção do futuro do artesanato têxtil. Nos exemplos apresentados, salienta-se o elevado reconhecimento da sua beleza e esforço.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15744
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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