Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15499
Título: | O raciocínio multiplicativo em crianças do pré-escolar |
Autor(es): | Mamede, Ema Soutinho, Florbela |
Palavras-chave: | Raciocínio multiplicativo Pré-escolar Multiplicative reasoning Kindergarten children |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este artigo analisa como as crianças pequenas resolvem problemas que envolvem o raciocínio multiplicativo. Conduziram-se entrevistas individuais a crianças do pré-escolar (4 aos 6 anos) durante a resolução dos problemas. Analisaram-se os seus desempenhos, estratégias e argumentos. Os problemas de raciocínio multiplicativo foram simples, inversos e simples com representação em tabela. Os resultados sugerem que as crianças em idade do pré-escolar possuem já um conhecimento informal que lhes permite resolver com sucesso alguns dos problemas propostos. Apresentam-se ainda algumas considerações sobre a investigação a realizar neste âmbito. This paper describes a brief study to analyse how 4-6-years-old children solve different types of multiplicative reasoning problems. Individual interviews were conducted on kindergarten children when solving the problems. Their performance as well as their strategies and explanations were analysed when solving problems. The multiplicative reasoning problems comprised simples and inverse problems, and also simple problems with table representation. Results suggest that Portuguese kindergarten children have some informal knowledge that allowed them to solve multiplicative reasoning problems with understanding. Some considerations about possible research will be discussed. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15499 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
III Bienal 2011 Florbela & Ema Final.pdf | Documento principal | 56,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |