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https://hdl.handle.net/1822/15409
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-19T12:11:55Z | - |
dc.date.available | 2011-12-19T12:11:55Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.date.submitted | 2011-06 | - |
dc.identifier.issn | 1981-8033 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/15409 | - |
dc.description.abstract | Este texto centrar-se-á numa reflexão em torno da apropriação e mobilização linguística e praxeológica da palavra mediação, nomeadamente em contextos educativos. Apesar das práticas mais formais ou formalizadas de mediação serem ainda recentes entre nós têm cerca de duas décadas elas têm-se evidenciado em contextos diversos dos mais especificamente escolares ou educativas em sentido mais abrangente, ainda que, como temos salientado, qualquer prática de mediação é uma prática fundamentalmente educativa e social. A mediação é uma actividade educativa, pois o objectivo essencial é proporcionar uma sequência de aprendizagem alternativa (nomeadamente entre pessoas em conflito, explícito ou implícito) superando o estrito comportamento reactivo ou impulsivo, contribuindo para que os participantes no processo de mediação adoptem uma postura reflexiva. É também uma actividade social, pois promove a compreensividade entre os diferentes participantes no processo de mediação, defende a pluralidade, as diferentes versões sobre a realidade e fomenta a livre tomada de decisões e compromissos, contribuindo para a participação democrática e para a coesão social. Nesta intervenção intentaremos discernir sobre esta diversidade conceptual e praxeológica associada à mediação, as suas potencialidades e condicionamentos e, sobretudo, reflectir sobre os desafios educacionais e opções curriculares na escola que a mobilização de dispositivos de mediação nos contextos escolares/educacionais colocam, não deixando de, nesta reflexão, (r)elevar o papel dos actores participantes neste processo de educação para a autonomi(a)zação, cidadania e responsabilidade criativa e construtora de relações e interacções potenciadores de desenvolvimento pessoal e social. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Grupo Educacional Uninter | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Mediação e(m) educação: discursos e práticas | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 249 | por |
oaire.citationEndPage | 265 | por |
oaire.citationIssue | 12 | por |
oaire.citationTitle | Intersaberes | por |
oaire.citationVolume | 6 | por |
sdum.journal | Intersaberes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mediação e(m) Educação.pdf | Documento principal | 140,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |