Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15142

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Paula-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorAlves, Ana Filipa-
dc.contributor.authorOliveira, Ema P.-
dc.date.accessioned2011-12-13T15:58:13Z-
dc.date.available2011-12-13T15:58:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15142-
dc.description.abstractLegislação recente em Portugal, promovendo o acesso de maiores de 23 anos ao Ensino Superior e incentivando as instituições na criação de cursos em horário pós-laboral, fez aumentar substancialmente os “novos públicos” entre os estudantes universitários. Falamos dos alunos que entram no Ensino Superior já não na sequência da conclusão do ensino secundário, são mais velhos, por vezes com família constituída e com uma actividade profissional. Como “novos públicos” importa conhecer as suas expectativas e vivências académicas, pois um grande desfasamento entre as suas características e aspirações e aquilo que são as exigências e as práticas instituídas nas universidades pode levar ao abandono e insucesso. Nesta comunicação pretendemos analisar as expectativas dos estudantes universitários em relação ao ES, tomando com particular atenção os estudantes adultos maiores de 23 anos, avançando na construção e validação de uma escala de expectativas académicas.por
dc.description.sponsorshipGrupo de Investigación en Psicoloxia do Desenvolvemento e da Aprendizaxe Escolar (GIPDAE)por
dc.description.sponsorshipCERpor
dc.description.sponsorshipXunta de Galicia - Consellería de Educación e Ordenación Universitaria (Secretaria Xeral)por
dc.description.sponsorshipMinisterio de Educación y Cienciapor
dc.description.sponsorshipBase de Datos - ISOCpor
dc.description.sponsorshipFundación Universidade da Coruñapor
dc.description.sponsorshipAyuntamiento de La Coruña - Concello de A Coruñapor
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minhopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleOs novos públicos no ensino superior: vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minhopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionwww.udc.es/congresos/psicopedagoxiapor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate07 - 09 Set. 2011por
oaire.citationStartPage4691por
oaire.citationEndPage4704por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
oaire.citationTitleXI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os novos públicos no ensino superior_vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho.pdfArtigo em Actas3,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID