Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15088

TítuloOs rankings das escolas em Portugal : explorando alguns dos seus efeitos
Outro(s) título(s)School rankings in Portugal : exploring some of their effects
Autor(es)Martins, Fernanda
Palavras-chaveRankings das escolas
Fabricações
Selectividade social e académica dos alunos
Imagem organicista de escola
School rankings
Fabrication
Social and academic selection of the students
School organicist image
DataMai-2011
EditoraUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
RevistaRevista Eletrônica de Educação
Resumo(s)No presente artigo reflectimos sobre alguns dos efeitos da publicação dos rankings na acção organizacional dos actores educativos da escola pública, nomeadamente em Portugal. Tendo em consideração que os efeitos dos rankings podem não ser lineares nem uniformes (PINTO, 2009), procuramos problematizar se os referidos rankings induzem efeitos de quase-mercado educacional. Para o desenvolvimento desta discussão, tomamos por base um estudo por nós realizado (no ano lectivo 2006/2007), junto de professores, dirigentes escolares, alunos e pais de uma escola localizada numa cidade do Douro Litoral. O quadro teórico-conceptual que sustenta a interpretação dos dados obtidos provém de diferentes abordagens conceptuais, embora de forma articulada. Por um lado, mobiliza-se conceitos da sociologia da educação crítica e, por outro, da sociologia das organizações educativas. A partir daqui, podemos afirmar que os rankings, ainda que não de modo exclusivo, contribuem para a emergência de processos de selecção social e académica dos alunos e de concorrência entre escolas; neste último caso, ganha expressão situações que classificamos como estratégias de promoção da escola e de fabricações (BALL, 2002). Práticas essas que enquadramos na imagem de escola enquanto organização de tipo organicista.
In this article we have taken into account some of the effects of the publishing of the rankings on the organizational action of the public school educational actors, namely in Portugal. Bearing in mind the fact that the effects of the rankings may neither be lineal nor uniform (PINTO, 2009), we attempt to question whether the referred rankings produce educational quasi-market effects. To further this discussion, we based ourselves on a study (during the school year 2006/2007) conducted by us on teachers, school administration, students and parents in a school in a city belonging to the area of Douro Litoral. The theoretical-conceptual frame that supports the interpretation of the gathered data comes from different conceptual points of view, although in an articulated form. Both sociological concepts of the critical education and sociological concepts of Sociology of the educational institutions are called upon. Based on the interpretation of the gathered data, we came to a conclusion that, although not exclusively, the rankings contribute to the emergence of processes of social and academic selection of students and competition among schools; as for the latter case, situations stand out that we classify as school image promotion and fabrication (BALL, 2002). We encase those behaviours in the school image while an institution of organicist type.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15088
ISSN1982-7199
Versão da editorahttp://www.reveduc.ufscar.br
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os rankings das escolas em Portugal.pdf261,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID