Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15057

TítuloAs aprendizagens dos alunos estrangeiros no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Ferreira, Maria Manuela Martins Sucena
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Data2011
Resumo(s)Sendo Portugal um país cada vez mais escolhido como país de imigração, torna-se evidente a variedade de culturas existentes nas nossas escolas. Como resultado deste factor a escola deve atender às especificidades destes alunos estrangeiros e ir ao encontro das suas necessidades enquanto alunos com dificuldades. A curiosidade de conhecer melhor os alunos estrangeiros, as suas expectativas, interesses, aprendizagens e realidade num país que não é o seu, surge com a crescente diversidade étnica com que nos podemos deparar no dia-a-dia das nossas escolas. É no contexto das aprendizagens escolares dos alunos estrangeiros, que frequentam o 1º ciclo do ensino básico que se desenvolve este estudo, cujos objectivos são: saber quais as aprendizagens realizadas na escola por estes alunos, como se processa a sua integração, saber se há adequação curricular, como lidam os professores com a diversidade cultural e quais os ensinamentos que transmitem a esta realidade que é cada vez mais frequente nas nossas escolas. A investigação desenvolveu-se através do método qualitativo em três escolas do primeiro ciclo do ensino básico num agrupamento do concelho da Maia. A amostra é intencional, sendo constituída por nove alunos de diferentes nacionalidades (ucraniana, venezuelana, paquistanesa, brasileira, entre outras), as suas idades são compreendidas entre os seis e os onze anos e por nove professores (apoio, titulares de turma, coordenador de escola), que inter-agem com estes alunos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: inquéritos por entrevista a alunos e professores, observação directa aos mesmos e análise documental. Relativamente à técnica de análise de dados, utiliza-se a análise de conteúdo. Foi-se denotando ao longo desta investigação que os alunos estão bem integrados nas escolas em que estão inseridos e que realizaram aprendizagens significativas, socializadoras e activas. Denotou-se que uns revelaram mais dificuldade do que outros no seu processo de aprendizagem mas todos adquiriram aprendizagens positivas, através do esforço dispendido pelos professores, os próprios alunos, família e toda a comunidade educativa. Ficou também presente a preocupação dos professores em diversificar as aprendizagens, estando em constante inter-acção para darem uma resposta eficaz ao desafio que lhes é proposto nos dias de hoje: lidar com toda a diversidade cultural existente nas nossas escolas e desenvolver nos alunos capacidades e aprendizagens que lhes permitam tornarem-se autónomos, empreendedores e activos na sociedade que estão inseridos.
Being Portugal a country increasingly chosen as a country of immigration, becomes evident the variety of cultures existing in our schools. As a result of this factor the school must attend the specific recipes students abroad and go to the encounter of his needs while students with difficulties. The curiosity of knowledge better the foreign students, their expectatives, interests, learning’s and reality in a country which isn’t your own, emerge with the growing diversity ethnical with we can appear in day by day in our schools. It is in the context of learning of foreign students who are in the first cycle of basic education that develops this study whose objectives are: know what are the learning carried out at school by these pupils, know how is made His integration, know if there is curricular adequacy, as the teachers deals with cultural diversity and the lessons who are transmitted to the reality which is increasingly frequent in our schools. The research developed through qualitative method in three schools of the first cycle of Basic education in a group of the municipality of Maia. The sample is intentional, consists of nine students of different nationalities (Ukrainian, Venezuela, Pakistan, Brazil, among others), their ages are between six and eleven years old, and nine teachers (support, the holders of caboodle, coordinator of school), that inter-working with these students. Were used the following instrument for data collection: investigations by interview with students and teachers, direct observation and documentary analysis. For the analysis technique, were used data analyses of content. We were denoting throughout this research that students are well integrated in schools in which they are inserted and which had socializing, active and significant learning. Indicated that some showed more difficulties than others in their process of learning, but all acquired positive learning, through the effort spent by teachers, the own students, family and entire educational community. It also stays the worries of teachers in diversify their learning, being in constant interaction to give an efficient answer to the challenge which is proposed to them in our days: dealing with all the diversity that exists in our schools and students in developing skills and learning to enable them to become autonomous, prefectures and actives in society that they are inserted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15057
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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