Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15055

TítuloOs brasileiros de "torna-viagem" : o passado ao presente de Fafe : a mediação no Museu das Migrações e das Comunidades
Autor(es)Alves, Maria Isabel Ferreira
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Data2010
Resumo(s)O presente projecto foi desenvolvido com o objectivo de optimizar o Serviço Educativo do Museu das Migrações e das Comunidades, no contacto com o público escolar e a comunidade educativa, através de modelos e estratégias de mediação educacional e cultural. Neste percurso perspectivou-se o papel deste serviço e das suas possibilidades e relevância para a educação patrimonial e para a formação do público escolar ao nível do conhecimento e valorização do património histórico. Partimos da análise do contexto e do Museu que apresenta dupla existência – o museu real e o museu virtual – para uma revisão de literatura sobre modelos e estratégias de mediação cultural e sobre o papel dos serviços educativos em contexto museológico. Centrámo-nos na realidade concreta do Museu das Migrações e das Comunidades e no seu contributo na aproximação dos jovens à memória histórica legada pelos seus conterrâneos ‘passados’, os “Emigrantes ‘Brasileiros’ de vai e torna viagem” e nas medidas e actividades a realizar com o objectivo de criar condições institucionais e pedagógicas que permitam fazer a mediação entre os públicos e as evidências históricas ‘reais’ ou as que se encontram colocadas na plataforma virtual. O trabalho e estudo desenvolvido concluiu que a implementação de estratégias de mediação cultural apoiadas num modelo de aprendizagem construtivista promove e desenvolve a ligação efectiva dos alunos e dos visitantes à História, fornecendo-lhes instrumentos de leitura e descodificação patrimonial. Permitiu ainda concluir que este processo deve ser colaborativo e implicar o envolvimento dos docentes, alunos e técnicos do museu num processo dinâmico e partilhado.
The purpose of this project was to optimize the Education Department of the Museum of Migration and Communities in what the contact with the public school and the education community are concerned through models and strategies of educational and cultural mediation. Along this journey we started to plan this service, and its possibilities and relevance towards the heritage education and towards the scholar audiences’ education in what concerns their understanding and appreciation. We analyzed the context and the Museum that features dual existence - the real and the virtual – by doing a literature review on models and strategies of cultural mediation and the role of educational services in the museum context. Furthermore, we focused our attention on the specific reality of the Museum of Migration and Communities and their contribution in bringing together young people to historical memory left by their past compatriots ‘the "Emigrants 'Brazilian de vai–e-torna viagem". We also planned possible measures and activities aimed to create conditions that enable educational institutions to mediate the public and the historical evidences ‘alive’ or with those placed in the virtual platform. Based on the work we have developed it is possible to conclude that the implementation of strategies of cultural mediation based on a model of constructivist learning promotes and develops the effective connection of students and visitors and History, giving them the tools of reading and decoding sheet. It allowed us as well to conclude that this process must be collaborative and it should involve teachers, students and Museum technicians sharing all together in a dynamic process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15055
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Isabel Ferreira Alves.pdf
Acesso restrito!
6,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID