Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14936
Título: | Modos de (re)configuração da gramática textual: desenvolvimento de competências de leitura e escrita |
Autor(es): | Silva, António Carvalho da |
Palavras-chave: | Gramática escolar Competências verbais |
Data: | Set-2011 |
Resumo(s): | Na sequência de uma investigação cujo objecto era o conhecimento gramatical escolar (Silva, 2008), na qual se realizaram análises diversas a partir de um corpus de 15 gramáticas de Português, pretende-se, agora, introduzir um olhar específico sobre os modos de (re)configuração da gramática do texto (Lewandowski, 1986: 176) ou da gramática do discurso (Xavier & Mateus, 1992: 193). Assumimos, aqui, como hipótese de reflexão, a de que o conhecimento gramatical se institui não só como saber declarativo da aula de Português, mas também como conteúdo instrumental, que pode fundamentar as competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, a motivação central desta comunicação será a de apresentar dados da análise de conteúdo desses compêndios, em particular do subdomínio da linguística textual com o objectivo de avaliar a perspectiva dos gramáticos relativamente à função instrumental do ensino da gramática. Assim, estaremos a contribuir para que se continue, tal como pensa Crystal (1992), a redescobrir a gramática, ao nível do domínio textual. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14936 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modos de (re)configuração da gramática textual.pdf | 101,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |