Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14936

TítuloModos de (re)configuração da gramática textual: desenvolvimento de competências de leitura e escrita
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveGramática escolar
Competências verbais
DataSet-2011
Resumo(s)Na sequência de uma investigação cujo objecto era o conhecimento gramatical escolar (Silva, 2008), na qual se realizaram análises diversas a partir de um corpus de 15 gramáticas de Português, pretende-se, agora, introduzir um olhar específico sobre os modos de (re)configuração da gramática do texto (Lewandowski, 1986: 176) ou da gramática do discurso (Xavier & Mateus, 1992: 193). Assumimos, aqui, como hipótese de reflexão, a de que o conhecimento gramatical se institui não só como saber declarativo da aula de Português, mas também como conteúdo instrumental, que pode fundamentar as competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, a motivação central desta comunicação será a de apresentar dados da análise de conteúdo desses compêndios, em particular do subdomínio da linguística textual com o objectivo de avaliar a perspectiva dos gramáticos relativamente à função instrumental do ensino da gramática. Assim, estaremos a contribuir para que se continue, tal como pensa Crystal (1992), a redescobrir a gramática, ao nível do domínio textual.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14936
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Modos de (re)configuração da gramática textual.pdf101,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID