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dc.contributor.authorRocha, Maria Custódia Jorge da-
dc.date.accessioned2011-12-06T17:29:59Z-
dc.date.available2011-12-06T17:29:59Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.issn1646‐933Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14890-
dc.description.abstractApesar de as raparigas e de as mulheres não estarem em igualdade de circunstâncias em relação aos homens no acesso à informação - e às redes - na sociedade e na economia do conhecimento que consubstanciam a era da globalização e de não estarem em igualdade de circunstâncias nos cursos de ciência e tecnologia e no mercado de trabalho TIC, as políticas educativas têm concentrado a sua atenção e os seus discursos nas exigências da “sociedade em rede” e, sobretudo, da “economia informacional/global”. Assim, a nível internacional, comunitário e nacional, o peso destas políticas instrumentais tem vindo a desfavorecer a educação/formação das raparigas e das mulheres para a igualdade de género em TIC e a dar prioridade à consolidação de um tipo de avaliação que prima pela aferição e comparação internacionais e intra-nacionais dos produtos educativos multimédia existentes. Assim sendo, são escassos os projectos e as medidas concretas destinadas à detecção e anulação dos estereótipos de género que continuam a proliferar no âmbito género/TIC, tanto a nível do estudo das representações de género nos produtos multimédia ou na construção desses produtos, como a nível geral. Neste texto, discutem-se os princípios e as consequências de uma política educativa assim globalmente formulada e assim dessiminada nos sistemas educativos nacionais, nomeadamente em Portugal.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectTICpor
dc.titleQuando a avaliação se torna prioridade política, a educação para a igualdade deixa de o serpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage4por
oaire.citationEndPage16por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEducação, Formação & Tecnologiaspor
oaire.citationVolume4por
sdum.journalEducação, Formação & Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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