Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14854

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.contributor.authorLisbôa, Eliana Santana-
dc.date.accessioned2011-12-06T11:48:33Z-
dc.date.available2011-12-06T11:48:33Z-
dc.date.issued2011-10-
dc.identifier.issn0871-3928por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14854-
dc.description.abstractNo presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivopor
dc.description.abstractIn this article we consider the major challenges that faces education at the beginning of the millennium due to the collapse of the Information Knowledge and Learning Society. Webegin by examining the concept information, the raw material that forms the basis of knowledge and communication between people. We will address then on the concepts of Knowledge and Learning, central in the development of a new global society that everyone can use to access and share information individually or in communities. We conclude by reflecting on the implications of the network society in education, stressing the responsibility that today's schools is to train a critical, creative, able to solve the problems of a globalized and highly competitive.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectTICpor
dc.subjectInformation societypor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectDigital technologiespor
dc.subjectICTpor
dc.titleSociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXIpor
dc.title.alternativeInformation, knowledge and learning society: challenges for education in the XXIth centuryeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage5por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista de Educaçãopor
oaire.citationVolume18por
sdum.journalRevista de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista_Educação,VolXVIII,nº1_5-22.pdf366,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID